Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Lui Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T18:01:53Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T18:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Lui Gabriel. Panorama sobre Metodologias Ativas voltadas ao Ensino de Física. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38898 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Literature review | pt_BR |
dc.subject | Ensino tradicional | pt_BR |
dc.subject | Traditional teaching | pt_BR |
dc.title | Panorama sobre Metodologias Ativas voltadas ao Ensino de Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4166460153649533 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes Junior, Altair Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6590192990208891 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo traçar um panorama acerca da utilização de Metodologias ativas voltadas ao Ensino de Física e investigar suas vantagens relativas à metodologia tradicional, através de uma revisão na literatura. Um mapeamento sistemático foi feito, por meio de uma pesquisa e seleção de artigos científicos disponíveis no Google Acadêmico, resultando em 9 artigos selecionados. Através da análise destes trabalhos pôde-se concluir que as estratégias ativas de ensino proporcionam maior ganho de aprendizagem conceitual, promovem maior engajamento dos estudantes nas atividades em sala de aula, favorecem a interação entre eles e com o professor e proporcionam o desenvolvimento de habilidades importantes para o mundo cada vez mais tecnológico, como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Dessa forma, é fundamental que as instituições de ensino incentivem cada vez mais a utilização destas metodologias e que os professores repensem suas práticas pedagógicas, a fim de incorporá-las em seu acervo metodológico educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PanoramaSobreMetodologias.pdf | TCC | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License