Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Lui Gabriel-
dc.date.accessioned2023-08-14T18:01:53Z-
dc.date.available2023-08-14T18:01:53Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationRESENDE, Lui Gabriel. Panorama sobre Metodologias Ativas voltadas ao Ensino de Física. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38898-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectLiterature reviewpt_BR
dc.subjectEnsino tradicionalpt_BR
dc.subjectTraditional teachingpt_BR
dc.titlePanorama sobre Metodologias Ativas voltadas ao Ensino de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes Junior, Altair Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590192990208891pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo traçar um panorama acerca da utilização de Metodologias ativas voltadas ao Ensino de Física e investigar suas vantagens relativas à metodologia tradicional, através de uma revisão na literatura. Um mapeamento sistemático foi feito, por meio de uma pesquisa e seleção de artigos científicos disponíveis no Google Acadêmico, resultando em 9 artigos selecionados. Através da análise destes trabalhos pôde-se concluir que as estratégias ativas de ensino proporcionam maior ganho de aprendizagem conceitual, promovem maior engajamento dos estudantes nas atividades em sala de aula, favorecem a interação entre eles e com o professor e proporcionam o desenvolvimento de habilidades importantes para o mundo cada vez mais tecnológico, como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Dessa forma, é fundamental que as instituições de ensino incentivem cada vez mais a utilização destas metodologias e que os professores repensem suas práticas pedagógicas, a fim de incorporá-las em seu acervo metodológico educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PanoramaSobreMetodologias.pdfTCC1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons