Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38880
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Breakdance: autonomia criativa e singularidade
Título(s) alternativo(s): Breakdance: creative autonomy and uniqueness
Autor(es): Costa, Laís Trindade da
Primeiro orientador: Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Primeiro membro da banca: Molina, Alexandre José
Segundo membro da banca: Freitas , Vanilto Alves de
Resumo: O tema da pesquisa é autonomia criativa e singularidade no Breakdance. Foi feito um estudo auto-etnográfico para recuperação de memórias da autora, de modo a ir, subjetivamente, trabalhando numa auto-construção, por uma escrita ao mesmo tempo poética e descobridora de um eu que surge através e durante o performar dessa escrita, junto às escolhas estéticas que compõem o trabalho. O estudo ocorre com uma abordagem qualitativa, através de técnica de auto-entrevista e relatos por escrito do processo formativo da pesquisadora, o que ela observou e presenciou atuando como B-girl na cena da Cultura Hip Hop, e também dentro do contexto formativo do Curso de Dança, além de como esses processos se entrelaçaram, formando-a como B-girl e acadêmica. Os resultados obtidos incluem um material teórico que relaciona a problematização de experiências formativas no contexto do Hip Hop com referências bibliográficas, de modo a questionar e buscar estratégias de abertura deste campo de estudo, principalmente para interferências que possam ajudar a incentivar a construção da autonomia e o respeito às singularidades de artistas de Breakdance.
Abstract: The research theme is the creative autonomy and singularity in Breakdance. An auto-ethnographic study was carried out to recover the author's memories, in order to go, subjectively, working on a self-construction towards a writing that is at the same time poetic and discoverer of a self that appears through and during the performance of this writing, together to the aesthetic choicesthat make up the work. The study takes place with a qualitative approach, through a self-interview technique and written reports of the researcher's formative process, what she observed and witnessed acting as a B-girl in the HipHop Culture scene, and also within the formative context of the Dance Course, as well as how these processes intertwined, forming her as a B-girl and academic. The results obtained include a theoretical material that relates the problematization of formative experiences inthe context of Hip Hop with bibliographic references, in order to question and seek strategiesto open this field of study, mainly for interferences that can help to encourage the construction of autonomy and respect for the singularities of Breakdance artists.
Palavras-chave: Autonomia
Authonomy
Criatividade
Creativity
Singularidade
Singularity
Breakdance
Breakdance
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Laís Trindade da. Breakdance: autonomia criativa e singularidade. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38880
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BreakdanceAutonomiaCriativa.pdfTCC1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
AutoEtnografiaUtilizada.pdf84.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons