Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38819
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História zoológicas: um universo de aprendizagem para quem as escreve e para quem as lê
Título(s) alternativo(s): Zoological histories: a universe of learning for those who write them and for those who read them
Autor(es): Martins, Jenyffer Stefany Pereira
Primeiro orientador: Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
Primeiro membro da banca: Pereira, Francielle Amâncio
Segundo membro da banca: Carvalho, Daniela Franco
Resumo: A leitura e estudos interdisciplinares são possibilidades para estimular os estudantes na busca pelo conhecimento e, desta forma o livro paradidático pode ser uma ponte entre diversas áreas do conhecimento, permitindo o exercício da interdisciplinaridade. Nesse sentido, esse trabalho descreve o processo de construção de um livro paradidático ilustrado que poderá contribuir com o Ensino de Ciências, na área zoológica. O livro “Zoo: a viagem inusitada de um cavalo curioso” se mostra um recurso didático facilitador da interdisciplinaridade entre as áreas de ciências, artes, literatura e português. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever como o livro foi pensado, desenhado e como sua história foi delineada, descrevendo a evolução e aprendizado da autora durante esse processo. Alguns professores da educação básica e da UFU foram consultados para realizarem uma análise das ilustrações e do conteúdo zoológico nele contido, o que certamente colaborou sobremaneira para o resultado obtido. O livro conta a história de um cavalo que vive em um parque de diversões preso a um carrossel que ao conhecer uma borboleta, surge dentro dele uma vontade de ser livre e de ir em busca de se conhecer e de outros animais.
Abstract: Reading and interdisciplinary studies are possibilities to stimulate students in the pursuit of knowledge, and thus the supplementary textbook can serve as a bridge between different areas of knowledge, allowing for the practice of interdisciplinarity. In this sense, this work describes the process of creating an illustrated supplementary textbook that can contribute to the teaching of Science, specifically in the zoological field. The book “Zoo: the unusual journey of a curious horse” proves to be a facilitator of interdisciplinary education, connecting the areas of Science, Arts, Literature, and Portuguese. Therefore, the objective of this work is to describe how the book was conceived, designed, and how its story was outlined, while also depicting the author's evolution and learning throughout this process. Several teachers from basic education and the Federal University of Uberlândia (UFU) were consulted to analyze the illustrations and the zoological content contained within, which undoubtedly greatly contributed to the final outcome. The book tells the story of a horse that lives in an amusement park, tethered to a carousel. Upon meeting a butterfly, a desire to be free and explore oneself and other animals emerges within him.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Zoologia
Relações interpessoais
Valores éticos e morais
Zoology
Science education
Interpersonal relationships
Ethical and moral values
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Jenyffer Stefany Pereira. Histórias zoológicas: um universo de aprendizagem para quem as escreve e para quem as lê. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38819
Data de defesa: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
históriazoologicaumuniverso.pdfTCC1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.