Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Concepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básica |
Autor(es): | Castilho, Viviane Martins |
Primeiro orientador: | Mendes, Rafael Martins |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Olenir Maria |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Juliano Soares |
Resumo: | Na expectativa de compreender melhor o universo da avaliação, e em particular sobre o uso das provas, no contexto das aulas de química na educação básica, o presente estudo buscou investigar como a prova tem sido utilizada na organização do trabalho pedagógico docente. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa, de caráter qualitativo, com docentes de química atuantes na educação básica, no qual foi aplicado um questionário, contendo dez questões, ora dissertativa ora de múltipla escolha. Essas perguntas buscaram compreender as concepções de avaliação dos docentes e sobre a prova como ela tem sido empregada no seu fazer docente, como tem sido estruturada e suas implicações após a sua aplicação com a turma. Foi observado que uma parcela significativa dos docentes não apresenta clareza na compreensão do propósito e significado do termo avaliação, resultando em uma confusão pelo uso dos termos que identificam a avaliação das aprendizagens e a avaliação formativa. Foi percebida também uma dependência em relação ao formato e à aplicação da prova, devido à imposição de um padrão pela sociedade. No entanto, é importante destacar que, mesmo diante dessas restrições, os docentes pesquisados reconhecem que a prova não deve ser o único instrumento avaliativo utilizado e que não deveria ocupar uma posição central nesse processo, e assim, apontam estratégias avaliativas que vão além da simples classificação e que buscam promover uma educação mais humanizada. Essas práticas podem envolver a utilização de avaliações diversificadas, como projetos de pesquisa, portfólios, reflexões individuais e coletivas, trabalhos colaborativos, entre outros. Por fim, essa abordagem mais ampla e inclusiva visa compreender os alunos em sua totalidade, valorizando suas múltiplas habilidades, conhecimentos e potenciais. |
Palavras-chave: | Prova Test Práticas avaliativas Evaluative practices Concepções docentes Teaching conceptions Química Chemical Educação básica Basic education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CASTILHO, Viviane Martins. Concepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básica. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813 |
Data de defesa: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConcepçõesPráticasDocentes.pdf | Texto Final | 884.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.