Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básica
Autor(es): Castilho, Viviane Martins
Primeiro orientador: Mendes, Rafael Martins
Primeiro membro da banca: Mendes, Olenir Maria
Segundo membro da banca: Pinheiro, Juliano Soares
Resumo: Na expectativa de compreender melhor o universo da avaliação, e em particular sobre o uso das provas, no contexto das aulas de química na educação básica, o presente estudo buscou investigar como a prova tem sido utilizada na organização do trabalho pedagógico docente. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa, de caráter qualitativo, com docentes de química atuantes na educação básica, no qual foi aplicado um questionário, contendo dez questões, ora dissertativa ora de múltipla escolha. Essas perguntas buscaram compreender as concepções de avaliação dos docentes e sobre a prova como ela tem sido empregada no seu fazer docente, como tem sido estruturada e suas implicações após a sua aplicação com a turma. Foi observado que uma parcela significativa dos docentes não apresenta clareza na compreensão do propósito e significado do termo avaliação, resultando em uma confusão pelo uso dos termos que identificam a avaliação das aprendizagens e a avaliação formativa. Foi percebida também uma dependência em relação ao formato e à aplicação da prova, devido à imposição de um padrão pela sociedade. No entanto, é importante destacar que, mesmo diante dessas restrições, os docentes pesquisados reconhecem que a prova não deve ser o único instrumento avaliativo utilizado e que não deveria ocupar uma posição central nesse processo, e assim, apontam estratégias avaliativas que vão além da simples classificação e que buscam promover uma educação mais humanizada. Essas práticas podem envolver a utilização de avaliações diversificadas, como projetos de pesquisa, portfólios, reflexões individuais e coletivas, trabalhos colaborativos, entre outros. Por fim, essa abordagem mais ampla e inclusiva visa compreender os alunos em sua totalidade, valorizando suas múltiplas habilidades, conhecimentos e potenciais.
Palavras-chave: Prova
Test
Práticas avaliativas
Evaluative practices
Concepções docentes
Teaching conceptions
Química
Chemical
Educação básica
Basic education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASTILHO, Viviane Martins. Concepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básica. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Química (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepçõesPráticasDocentes.pdfTexto Final884.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.