Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastilho, Viviane Martins-
dc.date.accessioned2023-08-02T16:16:13Z-
dc.date.available2023-08-02T16:16:13Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationCASTILHO, Viviane Martins. Concepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básica. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38813-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectTestpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectEvaluative practicespt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.subjectTeaching conceptionspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectChemicalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleConcepções e práticas dos docentes de Química em relação às provas na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Rafael Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828938541881117pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Olenir Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6436990911591991pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Juliano Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934503136441833pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa expectativa de compreender melhor o universo da avaliação, e em particular sobre o uso das provas, no contexto das aulas de química na educação básica, o presente estudo buscou investigar como a prova tem sido utilizada na organização do trabalho pedagógico docente. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa, de caráter qualitativo, com docentes de química atuantes na educação básica, no qual foi aplicado um questionário, contendo dez questões, ora dissertativa ora de múltipla escolha. Essas perguntas buscaram compreender as concepções de avaliação dos docentes e sobre a prova como ela tem sido empregada no seu fazer docente, como tem sido estruturada e suas implicações após a sua aplicação com a turma. Foi observado que uma parcela significativa dos docentes não apresenta clareza na compreensão do propósito e significado do termo avaliação, resultando em uma confusão pelo uso dos termos que identificam a avaliação das aprendizagens e a avaliação formativa. Foi percebida também uma dependência em relação ao formato e à aplicação da prova, devido à imposição de um padrão pela sociedade. No entanto, é importante destacar que, mesmo diante dessas restrições, os docentes pesquisados reconhecem que a prova não deve ser o único instrumento avaliativo utilizado e que não deveria ocupar uma posição central nesse processo, e assim, apontam estratégias avaliativas que vão além da simples classificação e que buscam promover uma educação mais humanizada. Essas práticas podem envolver a utilização de avaliações diversificadas, como projetos de pesquisa, portfólios, reflexões individuais e coletivas, trabalhos colaborativos, entre outros. Por fim, essa abordagem mais ampla e inclusiva visa compreender os alunos em sua totalidade, valorizando suas múltiplas habilidades, conhecimentos e potenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesPráticasDocentes.pdfTexto Final884.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.