Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38739
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Atributos químicos do solo em sistema silvipastoril linha dupla após aplicação de água residuária de suinocultura
Autor: Silva, Murillo Carvalho
Primer orientador: Silva, Adriane de Andrade
Primer coorientador: Lima, Luara Cristina de
Primer miembro de la banca: França, Luciano Cavalcante de Jesus
Segundo miembro de la banca: Gomes, Regina Maria
Resumen: Os sistemas agroflorestais têm diferentes arranjos estruturais e permite a consorciação de diferentes culturas combinadas com o componente arbóreo. Os sistemas integrados de produção podem ser considerados mais sustentáveis por diversificar as estratégias de manejo e condução, permitir ganhos econômicos em produtos em diversos períodos, além de permitir os mais diversos usos da propriedade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes doses de àgua Residuária de Suinocultura (ARS), em três profundidades, em plantio de Corymbia citriodora linha dupla consorciado com Urochloa decumbens nas propriedades químicas do solo, em uma área implantada com sistema silvipastoril, após 4 anos. Utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições, em que aplicou-se as doses de dejetos de suínos em esquema fatorial (3 x 5) em que o primeiro fator constituiu de três profundidades do solo: 0 – 20, 20 – 40 e 40 – 60 cm, o segundo fator constituiu de cinco doses de ARS. A época de aplicação foi o 4º ano de aplicação de ARS e as doses foram compostas pela dose de ARS, (i) 0 (ausência de ARS), (ii) 200, (iii) 400, (iv) 600 e (v) 800 m3 ha-1 ano-1. Observou-se que houve diferença entre os fatores durante os anos de avaliação. Conclui-se que a aplicação da ARS após quatro anos em um sistema silvipastoril com Corymbia citriodora em linhas duplas, promovem alterações nos teores nutricionais do solo. Porém, os incrementos não elevaram os valores a níveis que elevem as concentrações no solo. Devendo-se para os macronutrientes, serem incorporados fontes suplementares minerais para melhoria da fertilidade do solo. Em relação aos micronutrientes, todos apresentaram valores elevados no solo, devendo ser observados nas culturas a possibilidade de fitotoxidez pelo excesso desses elementos.
Palabras clave: Sistemas agroflorestais
Integração de culturas
Corymbia citriodora
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Murillo Carvalho. Atributos químicos do solo em sistema silvipastoril linha dupla após aplicação de água residuária de suinocultura. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38739
Fecha de defensa: 27-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AtributosQuímicosSolo.pdf1.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.