Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38694
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-9213-3488
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O estado da arte da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental na pós-graduação em educação da região Centro-Oeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): The state of the art of historical-cultural theory and developmental didactics in postgraduate education in Brazil
Autor(es): Oliveira, Ilma Aparecida de Moraes
Primeiro orientador: Longarezi, Andrea Maturano
Primeiro coorientador: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Primeiro membro da banca: Puentes, Roberto Valdés
Segundo membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Resumo: A pesquisa originou-se da pergunta: qual é o lugar e a abrangência do quanto se tem pesquisado sobre a Teoria Histórico-Cultural e Didática Desenvolvimental na pós-graduação em Educação no país? Tendo em vista que, nos últimos 20 anos, houve a formação oficial de 115 grupos de estudos e pesquisas dessas teorias, faz-se mister analisar a influência que elas têm tido no universo acadêmico brasileiro. Diante desse contexto, assumimos como objetivo geral mapear a Teoria Histórico-Cultural e a Didática Desenvolvimental no contexto das pesquisas realizadas em programas de pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2020, contribuindo para a formação do estado da arte destas teorias a começar pela região Centro-Oeste. Como desdobramentos, a pesquisa tomou os seguintes objetivos específicos: 1) levantar, nos bancos de dados oficiais, as teses e dissertações com enfoque histórico-cultural e desenvolvimental defendidas nos programas de pós-graduação em Educação da região Centro-Oeste no período de 2004 a 2020; 2) identificar os enfoques histórico-culturais (Teoria da Atividade, Teoria da Personalidade e Teoria da Subjetividade) que têm orientado as pesquisas na área; 3) identificar os enfoques da Didática Desenvolvimental (sistema Elkonin-Davidov-Repkin, sistema Galperin-Talízina e sistema Zankov) que têm orientado as pesquisas na área; e 4) identificar dentro de cada sistema quais os autores (e, junto a eles, quais abordagens) são predominantes nos estudos da área. Essa investigação faz parte do projeto-rede “O Estado da Arte da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental na pós-graduação em Educação no Brasil”, coordenado pela profa. dra. Andréa Maturano Longarezi como continuidade da pesquisa A Didática no âmbito da pós-graduação brasileira. A presente investigação fundamenta-se no método Materialismo Histórico-Dialético e sua metodologia consiste na análise bibliográfica, pesquisa bibliométrica e no estado da arte. O corpus encontrado contém 695 pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Didática Desenvolvimental do total geral de 5.274 pesquisas em Educação, coletadas em 10 repositórios das universidades da região pesquisada. A abrangência destas teorias na academia ficou na marca de 13,18% do total geral. O percurso metodológico foi composto pela seleção, classificação e categorização de resultados mediante 12 descritores histórico-culturais, que geraram dados quantitativos sintetizados em tabelas e gráficos. Utilizando indicadores quantitativos e qualitativos, foram encontradas 65.739 menções aos nomes dos autores, representantes das teorias em foco, resultando análises qualitativas dos dados. Concluímos que as Tendências Teóricas das pesquisas na região são a Psicologia Histórico-Cultural/Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Subjetividade; Ensino Desenvolvimental/Aprendizagem Desenvolvimental e Teoria da Atividade. Entre os autores predominantes nas pesquisas estão Lev Semionovicth Vigotski, Alexei Nikolaevich Leontiev, Fernando Gonzáles Rey e Vasily Vasilovich Davidov.
Abstract: This research originated from the question: What is the place that Historical-Cultural Theory and Developmental Didactics have occupied in the scope of Brazil’s Postgraduate in Education? It is necessary to analyze the influence of historical-cultural epistemological theories on national soil, considering that, in the last 20 years, there has been a significant increase in the interest of Brazilian researchers. In view of this context, we assume as a general objective to map the place that Historical-Cultural Theory and Developmental Didactics occupy in the context of research carried out in Postgraduate Education programs, from 2004 to 2020, in the Midwest region, taking into account to contribute to the state of the art of Developmental Didactics at the national level. As developments, the research had the following specific objectives: 1) to survey, in the official databases, the theses and dissertations with a historical-cultural and developmental focus defended in the graduate programs in education in the Center-West region in the period of 2004 to 2020; 2) identify historical-cultural approaches (Activity Theory, Personality Theory and Subjectivity Theory) that have guided research in the area; 3) to identify the approaches of Developmental Didactics (Elkonin-Davidov-Repkin system, Galperin-Talizina system and Zankov system) that have guided research in the area; and 4) identify within each system which authors (and together with them, which approach) have assumed predominance in studies in the area. This investigation is part of the network project “The State of the Art of Historical-Cultural Theory and Developmental Didactics in postgraduate education in Brazil”, coordinated by profa. dra. Andréa Maturano Longarezi as a continuation of the Didactics research in the scope of Brazilian graduate studies (LONGAREZI, 2012). The research is based on the Marxist method of Historical-Dialectical Materialism and its methodology was worked by bibliographic analysis, bibliometric research and the state of the art. The corpus found contains 695 pieces of research in THC from the general total of 5,274 studies in Education, collected in 10 repositories of universities in the Brazilian Midwest with 13.18% coverage in the general total. The methodological course consisted of the selection, classification and categorization of data using 12 historical-cultural descriptors that generated tables and graphs. Using quantitative and qualitative data indicators, we found 65,739 mentions of the names of Soviet-Socialist authors, representatives of the theories in focus, which generated tables, graphs and qualitative analyses. As final results we elucidate the theoretical trends of THC research in the region, which are: Historical-Cultural Psychology/Historical-Cultural Theory, Subjectivity Theory, Developmental Teaching/Developmental Learning and Activity Theory. Among the authors most influential in THC research are: Lev Semionovicth Vygotsky, Alexei Nikolaevich Leontiev, Fernando Gonzáles Rey and Vasily Vasilovich Davidov.
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural
Psicologia histórico-cultural
Didática desenvolvimental
Ensino desenvolvimental
Sistemas didáticos desenvolvimentais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Estado da arte - Brasil, Centro-Oeste
Didática - Brasil, Centro-Oeste
Atividades pedagógicas - Brasil, Centro-Oeste
Educação e psicologia - Brasil, Centro-Oeste
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Ilma Aparecida de Moraes. O estado da arte da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental na pós-graduação em educação da região Centro-Oeste do Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8060.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8060
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38694
Data de defesa: 2-Dez-2022
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