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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38690
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-8653-9665 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Orfanato como instituição educacional? o caso do Lar Espírita Maria José Fratari, Ituiutaba, MG, 1953–62 |
Alternate title (s): | Orphanage as an educational institution? the case of Lar Espírita Maria José Frattari, Ituiutaba, MG, 1953-62 |
Author: | Ferreira, Alane de Cássia |
First Advisor: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
First member of the Committee: | Oliveira, Lúcia Helena |
Second member of the Committee: | Neto, Armindo |
Third member of the Committee: | Neto, Nicola |
Summary: | A história das instituições escolares se tornou um campo fértil à pesquisa acadêmica no Brasil. Mas, embora possa oferecer uma visão abrangente dos processos educacionais, é provável que ainda haja instituições pouco historiadas como instituição escolar. Este estudo procura contribuir para suprir tal lacuna enfocando a relação entre orfanatos espíritas e educação escolar: em que medida o orfanato pode ser incluído na categoria instituição educacional. Para especular a criação e o funcionamento de um orfanato na cidade de Ituiutaba, MG, entre os anos 1950–60 e integrado ao movimento de propagação do Espiritismo no Brasil, o estudo partiu desta pergunta: orfanato pode ser visto como instituição educacional? Ela se refere ao objeto de estudo histórico-educacional: o Lar Espírita Maria José Fratari, um orfanato compreendido aqui como possibilidade de instituição educacional à qual se conectam eventos importantes para se entender e se escrever uma história da educação no município de Ituiutaba. Nesse sentido, o estudo objetivou, no plano geral, explorar a história das instituições escolares comunitárias de caráter assistencial; no plano específicos, objetivou sistematizar uma compreensão histórico-conceitual preliminar da assistência social à infância; caracterizar a aparição do Lar Espírita Maria José Fratari como instituição de assistência e reconhecer sua eventual condição de instituição educacional. Subjacente a este estudo, está uma pesquisa do tipo documental desdobrada na área da história das instituições escolares. A pesquisa se beneficiou de procedimentos e conceitos do método materialismo histórico dialético, que oferece instrumental para se enfocarem dimensões que fazem divisa com uma instituição de assistência social: lutas e enfrentamentos, elementos materiais e sociais facilitadores e auxiliares da consecução do orfanato num contexto de economia e poder político potencializado, mas de pouca atenção a demandas sociais como a educação. Para situar a discussão no debate teórico-metodológico, a pesquisa incluiu a construção de um substrato teórico-conceitual fundado em Nosella e Buffa (2009), Saviani (2005), Rosemberg (1984; 1999; 1997), Marcílio (1997; 1998; 2019), Kuhlmann Júnior (2000; 2015), Rizzini e Rizzini (2004), Sá (2006) e Arruda (2011) e outros. As fontes de pesquisa foram atas de sociedade espírita administradora do orfanato. Os resultados da pesquisa não permitem afirmar o orfanato espírita como instituição educacional; nem que não era. Pela leitura de fontes e estudos, o orfanato se consolidou como instituição, sobretudo, de assistência; mas tinha conexões muito fortes com escolas espíritas por intermédio das mulheres da “Sociedade de Senhoras de Amparo à Infância”: por um lado, cuidavam de uma cantina escolar, por outro, havia sócias que lecionavam em tais escolas. Assim, a sociedade pode, sim, ser afirmada como instituição educacional. E é justamente essa vinculação que permite aventar a hipótese de que o orfanato espírita agiu, também, como instituição educacional na medida da orientação e do encaminhamento de crianças internas aos primeiros estágios escolares. Diz-se hipótese porque se abriu uma possibilidade promissora de ampliar a pesquisa de conclusão de curso ao nível do mestrado em história da educação. |
Abstract: | The history of school institutions has become a fertile field for academic research in Brazil. However, although it can offer a comprehensive view of educational processes, it is likely that there are still inadequately studied institutions as educational institutions. This study seeks to contribute to filling this gap by focusing on the relationship between spiritist orphanages and school education: to what extent can an orphanage be included in the category of educational institution. To speculate on the creation and operation of an orphanage in the city of Ituiutaba, MG, between the years 1950-60 and integrated into the Spiritism propagation movement in Brazil, the study started with the question: can an orphanage be seen as an educational institution? It refers to the object of historical-educational study: the Maria José Fratari Spiritist Home, an orphanage understood here as a potential educational institution connected to important events for understanding and writing a history of education in the municipality of Ituiutaba. In this sense, the study aimed, in general terms, to explore the history of community-based welfare-oriented school institutions; specifically, it aimed to systematize a preliminary historical-conceptual understanding of social assistance to children; characterize the appearance of the Maria José Fratari Spiritist Home as a welfare institution and recognize its potential status as an educational institution. Subjacent to this study is documentary research in the field of the history of school institutions. The research benefited from procedures and concepts of the dialectical historical materialism method, which provides tools to focus on dimensions that border on a social assistance institution: struggles and confrontations, material and social elements that facilitate and support the establishment of an orphanage in a context of amplified economic and political power, but with little attention to social demands such as education. To situate the discussion in the theoretical-methodological debate, the research included the construction of a theoretical-conceptual foundation based on Nosella and Buffa (2009), Saviani (2005), Rosemberg (1984; 1999; 1997), Marcílio (1997; 1998; 2019), Kuhlmann Júnior (2000; 2015), Rizzini and Rizzini (2004), Sá (2006), Arruda (2011), and others. The research sources were minutes of the spiritist society that administered the orphanage. The research results do not allow for a definite statement that the spiritist orphanage was an educational institution, nor that it was not. Through the analysis of sources and studies, the orphanage was consolidated primarily as a welfare institution, but it had strong connections with spiritist schools through the " ladies' society for the support of childhood ": on the one hand, they took care of a school cafeteria, and on the other hand, there were members who taught in such schools. Thus, the society can indeed be affirmed as an educational institution. It is precisely this connection that allows us to hypothesize that the spiritist orphanage also acted as an educational institution in terms of guiding and directing resident children to their early stages of schooling. It is called a hypothesis because it opened up a promising possibility to expand the undergraduate research to the level of a master's degree in the history of education. |
Keywords: | História da educação Instituições escolares Infância Abandonada Assistência |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | FERREIRA, Alane de Cássia. Orfanato como instituição educacional? o caso do Lar Espírita Maria José Fratari, Ituiutaba, MG, 1953–62. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38690 |
Date of defense: | 19-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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OrfanatoComoInstituição.pdf | ORFANATO COMO INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL? O caso do Lar Espírita Maria José Fratari, Ituiutaba, MG, 1953–62 | 467.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
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