Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38689
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4615-6673
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experi-vivências antirracistas: propostas de boas práticas educativas (entre 1 a 3 anos) na educação infantil em Uberlândia/MG pós-pandemia
Título(s) alternativo(s): Anti-racist experiences: proposals for good educational practices (between 1 and 3 years old) in early childhood education in Uberlândia/MG post-pandemic
Autor(es): Santiago, Suélen Garcia
Primeiro orientador: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Primeiro membro da banca: Santos, Vanessa Matos dos
Segundo membro da banca: Santos, Tadeu Pereira dos
Resumo: A presente dissertação aborda a Educação Infantil no cenário da pandemia pela Doença do Novo Coronavírus (Coronavírus Disease – COVID-19), com ênfase na importância da abordagem da temática racial no contexto escolar da educação municipal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, como possível diálogo entre escola, crianças e suas famílias. A pesquisa apresentada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, Tecnologias e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/FACED/UFU) procurou também discutir sobre a efetivação da educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil, sob a investigação participativa e experenciada na perspectiva de atuação de uma analista pedagógica no período de ensino remoto em 2020, na modalidade híbrida em 2021 e presencialmente em 2022, cujo campo de análise foram as práticas antirracistas de uma instituição de Educação Infantil do referido município. A metodologia se fundamentou nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com foco nos objetivos exploratórios e descritivos necessários a este estudo. Desse modo, nossa investigação apresenta, em um primeiro momento, o panorama da pandemia sob a lógica da educação brasileira, em que o fio condutor se refere ao entendimento do trabalho realizado pelos estabelecimentos públicos de ensino em Minas Gerais, sobretudo em Uberlândia, ao evidenciar as especificações desse processo e o isolamento entre a escola e seus estudantes, o que nos propiciou repensar as práticas pedagógicas aliadas às dificuldades no fazer pedagógico on-line para os estudantes de um a três anos de idade. Em um segundo momento, nossa reflexão se baseou nas lacunas presentes na Educação Infantil, reflexo da pandemia da Covid-19, e a possibilidade da abordagem étnico-racial como processo inclusivo das crianças no período de retorno à escola. Nosso alicerce de construção da narrativa proposta compreendeu o arcabouço jurídico-normativo em torno da Lei n. 10.639, de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; os estudos sobre a educação na pandemia; e as pesquisas relativas à educação para as relações raciais. Por meio deste trabalho, realizamos uma intervenção pedagógica nos meses de outubro e novembro de 2022 na referida instituição de ensino, a fim de evidenciar como as práticas educativas antirracistas podem ser efetivadas por meio de práticas pedagógicas na Educação Infantil, ao integrarmos as crianças e suas famílias no espaço escolar com a conscientização de combate ao racismo e ao preconceito racial. Concluímos que a pandemia provocou reflexões sobre o uso das tecnologias na educação e, na modalidade da Educação Infantil, ela não foi eficaz, em função da idade das crianças e da interação dos familiares no processo de ensino em casa; logo, na volta à modalidade presencial, os docentes precisaram recuperar as sociabilidades, a cooperação mútua e o respeito às individualidades e diferenças nas crianças, inclusive no contexto do respeito às diferenças, na inclusão de tais pessoas ao contexto escolar e no fazer educativo coletivo.
Abstract: The present dissertation addresses Early Childhood Education in the scenario of the pandemic caused by the New Coronavirus Disease (COVID-19), with emphasis on the importance of approaching the racial theme in the school context of municipal education in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, as a possible dialogue between school, children and their families. The research presented to the Postgraduate Program in Communication, Technologies and Education at the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (PPGCE/FACED/UFU) also sought to discuss the effectiveness of education for ethnic-racial relations in Early Childhood Education, under participatory and experienced research from the perspective of a pedagogical analyst in the period of remote teaching in 2020, in the hybrid modality in 2021 and in person in 2022, whose field of analysis was the anti-racist practices of an institution of Early Childhood Education in the aforementioned municipality. The methodology was based on the assumptions of qualitative research, focusing on the exploratory and descriptive objectives necessary for this study. In this way, our investigation presents, at first, the panorama of pandemic under the logic of Brazilian education, in which the guiding principle refers to the understanding of the work carried out by public educational establishments in Minas Gerais, especially in Uberlândia, by evidencing the specifications of this process and the isolation between the school and its students, which allowed us to rethink the pedagogical practices allied to the difficulties in doing online teaching for students from one to three years old. In a second moment, our reflection was based on the gaps present in Early Childhood Education, a reflection of the Covid-19 pandemic, and the possibility of an ethnic-racial approach as an inclusive process for children in the period of returning to school. Our foundation for building the proposed narrative comprised the legal-normative framework around Law n. 10,639, of 2003, which establishes the mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture; studies on education in the pandemic; and researches related to race relations education. Through this work, we carried out a pedagogical intervention in the months of October and November 2022 at the aforementioned teaching institution, in order to show how anti-racist educational practices can be implemented through pedagogical practices in Early Childhood Education, by integrating children and their families in the school space with consciousness of combating racism and racial prejudice. We conclude that pandemic provoked reflections on the use of technologies in education and, in the Early Childhood Education modality, it was not effective, due to the age of children and the interaction of family members in the homeschooling process; therefore, in the return to the face-to-face modality, teachers needed to recover sociability, mutual cooperation and respect for individualities and differences in children, including in the context of respect for differences, inclusion of such people in the school context and collective educational activities.
Palavras-chave: Pandemia
Pandemic
Educação infantil
Early childhood education
Educação antirracista
Anti-racist education
Boas práticas
Good practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Antirracismo - Uberlândia (MG)
Práticas educativas - Uberlândia (MG)
Educação infantil - Uberlândia (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SANTIAGO, Suélen Garcia. Experi-vivências antirracistas: propostas de boas práticas educativas (entre 1 a 3 anos) na educação infantil em Uberlândia/MG pós-pandemia. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.247
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.247
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38689
Data de defesa: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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