Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38684
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Experiências de vida na atuação docente: ensino e aprendizagem de arte como conscientização de si e do outro |
Título (s) alternativo (s): | Life experiences in the teaching experience: to teach and to learn Arts as awareness of the self and the othe |
Autor: | Silva, Diana Gomes da |
Primer orientador: | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino |
Primer miembro de la banca: | Silva, Elsiene Coelho da |
Segundo miembro de la banca: | Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu |
Resumen: | SILVA, Diana G. Experiências de vida na atuação docente: ensino e aprendizagem de artes como conscientização de si e do outro. Dissertação (mestrado em Arte) — Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, 2023 Brasil é uma sociedade que ainda enfrenta problemas na qualidade de sua educação pública, certas disciplinas acabam tendo status de “menor” em meio ao professorado. Arte como disciplina seria matéria muito mais próxima do entretenimento e da decoração da escola do que do conhecimento e da aprendizagem escolar. Nessa lógica, o debate sobre assuntos sérios como abuso sexual, fome e racismo na infância e adolescência não entraria no escopo do conteúdo da disciplina. Este estudo apresenta uma pesquisa contrária a essa concepção ao tomar como ponto de partida esta indagação: como atuaria a professora de Arte interessada em provocar e instigar seu alunado a ver as relações entre arte e vida cotidiana? Para desdobrar essa questão tal qual fio condutor da pesquisa, recorri à minha experiência docente em arte e a minhas vivências retidas na minha memória e noutras formas de registro do passado. Meu objetivo geral de pesquisa foi compreender sistematicamente a atuação da professora de Arte numa formação que leve seus discentes à consciência crítica da realidade social. Meus objetivos específicos foram apresentar o processo de formação de uma docente de Arte; articular recortes de vida pretérita com vivências e condições de existência pessoal e profissional no presente; caracterizar a importância do desenvolvimento da reflexão constante mediante diálogo, escuta e olhar atento à realidade e à sua tradução em forma de arte; delinear vínculos entre arte e sociedade tendo em vista discussões que possam levar à formação discente integral. A pesquisa foi desenvolvida segundo preceitos da “pesquisa narrativa” como método. Nesse sentido, meus dados de pesquisa foram minhas recordações como escrita autobiográfica, além de fotografias e desenhos. Tendo em vista a pergunta de pesquisa, os resultados permitem apontar a criação de oportunidades diversas nas aulas de Arte para se pensar criticamente sobre a realidade social. O trabalho do ensino de Arte com intenções de conscientização para a vida social pode chegar a mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. Além disso, a aula de Arte pode criar condições para que crianças negras, por meio de minhas ações docentes, passem a refletir e se posicionarem sobre o racismo com mais abertura e consciência, a ponto de se valorizarem a afro-descendência. À parte a efetividade da conscientização das crianças, ser agente de transformação me levou a querer criar condições para que houvesse uma ajuda mútua e resultados efetivos no espaço extramuros. Até o fim da pesquisa subjacente a este trabalho, houve nove comunicações de eventos de abuso às redes de proteção do município. |
Abstract: | SILVA, Diana G. Life experiences in the teaching experience: to teach and to learn Arts as awareness of the self and the other. Dissertation (master’s degree in Art) — Institute of Arts of Uberlândia’s Federal University, 2023 razil is a society that still faces problems in the quality of its public education. Some subjects end up having status of “minor” among teachers. Art is an example. As school subject, it’d be much closer to school entertainment and decoration than to school knowledge and learning. In this logic, the debate on serious issues such as sexual abuse, hunger and racism in childhood and adolescence would not enter the scope of Art as school subject. This study presents a research contrary to such conception. It does so by taking into account the following question as starting point: how would work the female Art school teacher interested in provoking and instigating her students as to see the relationships between art and everyday life? To unfold this issue as the research guiding line, I’ve considered my professional teaching experience in art and my memory and other forms of past recording. My general aim was to systematically understand the work of the Art teacher in an education that leads students to the critical awareness of social reality. My specific aims were to present the process of a female art teacher training; to articulate events from my past life with experiences and conditions of current personal and professional existence; to characterize the importance of the development of constant reflection through dialogue, listening and a close look at reality and its translation into art form; to outline art’s links with society in view of discussions that can lead to integral student formation. The research was developed according to the precepts of the “narrative research” method. In this sense, my research data were my memories as autobiographical writing, as well as photographs and drawings. In view of the research question, results allow me to point out the creation of diverse opportunities in art classes to think critically about social reality. The work of teaching art with intentions of social awareness can reach women in situations of social and emotional vulnerability. Art classes can create conditions for black children to reflect on racism with more openness and awareness, to the point of valuing Afro origins. Apart from the effectiveness of children's awareness, being an agent of social transformation as teacher led me to want to create conditions for mutual help and effective results in social reality. Until the end of the research underlying this work, there were nine reports of abuse events addressed to the city public protection networks. |
Palabras clave: | Ensino de Arte Art teaching Professora de Arte Art teacher Memória Memory Questões sociais Social questions Arte Art |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Artes Arte - Estudo e ensino Professoras de arte - Brasil Escolas públicas - Brasil Artes - Docentes em formação - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | SILVA, Diana Gomes da. Experiências de vida na atuação docente: ensino e aprendizagem de arte como conscientização de si e do outro. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.233 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.233 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38684 |
Fecha de defensa: | 20-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExperiênciaVidaAtuação.pdf | 4.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.