Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38682
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-1755-0993
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A perspectiva da construção do letramento literário na leitura de contos de fadas e recontos para o fundamental I
Título(s) alternativo(s): The perspective of building literary literacy in reading fairy tales and retellings for elementary school
Autor(es): Dias, Thamyres de Oliveira
Primeiro orientador: Biella, João Carlos
Primeiro membro da banca: Biella, João Carlos
Segundo membro da banca: Kühn, Ana Érica Reis da Silva
Terceiro membro da banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumo: Esta pesquisa pertence ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFU), o qual estimula educadores a refletirem sobre práticas cotidianas, mediante a tal proposição, objetivou-se realizar uma reflexão acerca das abordagens de leitura literária em sala de aula, visando contribuir na formação dos pequenos leitores e o incentivo à literatura infantil. A fim de atuar nas séries em que se inicia o processo de letramento, tal estudo destina-se às séries iniciais do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal no interior do estado de Goiás. Os gêneros escolhidos foram os contos de fadas e seus respectivos recontos, dentro da perspectiva dos multiletramentos, no qual o conto clássico de Chapeuzinho Vermelho e a obra Chapeuzinhos Coloridos de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, contribuem para o despertar do universo fantástico. Na elaboração da proposta didática, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação de Thiollent, a priori utilizou-se um diário de bordo redigido pela pesquisadora para registro contínuo, a fim de se perceber os principais desafios das práticas leitoras. Com base nas teorias dos autores: Soares (2001, 2014, 2015, 2021), para conceituar o letramento. Para conceituar e compreender o letramento literário, a referência é a obra de Cosson (2006), através da Sequência Básica, dando ênfase ao conto Chapeuzinho Lilás, contido na obra escolhida. Corso e Corso (2006), Rojo (2012) e Tatar (2004).Quanto ao suporte metodológico, a pesquisa se escora nas diretrizes da BNCC (2018) e nas contribuições de Rodari (1982) e Thiollent (1986). A proposta didática, contempla oficinas sistematizadas, com etapas de um trabalho de letramento literário, as quais foram disponibilizadas no produto final em formato de caderno de atividades.
Abstract: This research belongs to the de Professional Master in Letras (PROFLETRAS-UFU), which encourages educators to reflect on everyday practices, through this proposition, the objective was to carry out a reflection about the approaches to literary reading in the classroom, Aimimg to contribute in the formation of young readers and the encouragement children’s literature. In order to teach In grades begins the literacy process, such study is intended begginers students of Elementary school, In municipal public school In Goiás state.The choosen genres were fairy tales and their respectives tales , Inside of the perspective multiliteracies, in which the Classic tale little Red hiding hood and the book colored little hood by de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, contribute to awakening to fantastic universe.In the elaboration of didatical proposal, the methodology usei was action search of Thiollent (1986) the beginning used a logbook written by researcher to continuous registry in order to pereceive challenges main of reading practices. Based on the theories of the authors: Soares (2001, 2014, 2015, 2021), to conceptualize literacy. To conceptualize and understand literary literacy, the reference is the work of Cosson (2006), through the Basic Sequence, emphasizing the short story lilac little hood, contained in the chosen work.Corso e Corso (2006), Rojo (2012) and Tatar ( 2004). About the methodological support, the research is based on the guidelines of the BNCC (2018) and on the contributions of Rodari (1982) and Thiollent (1986). The didactic proposal includes systematized workshops, with stages of a literary literacy work, which were made available in the final product in the form of an activity notebook.
Palavras-chave: Letramento Literário
Gênero Contos de fadas
Chapeuzinhos Coloridos
Literary Literacy
Fairy tales Genres
Colored little hood
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguistica
Letramento
Contos de fadas na literatura
Estudos línguísticos e literários
Literatura brasileira (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: DIAS, Thamyres de Oliveira. A perspectiva da construção do letramento literário na leitura de contos de fadas e recontos para o fundamental I. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.223.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.223
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38682
Data de defesa: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perspectivaconstruçãoletramento.pdfDissertação9.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.