Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38649
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem de uma habilidade motora do futebol
Autor: Oliveira, Pedro Henrique
Primer orientador: Drews, Ricardo
Primer miembro de la banca: Crozara, Luciano Fernandes
Segundo miembro de la banca: Burkle, Bruno Feijó
Resumen: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do fornecimento de feedback de vídeo na aquisição de uma habilidade motora do futebol. A amostra foi composta por 25 adultos voluntários, de ambos os sexos (8 homens e 17 mulheres), com idade média de 21,56 anos (DP: 2,65). A tarefa motora analisada foi o passe e tinha como meta chutar uma bola em direção a um alvo localizado a uma distância de 13 metros com o pé não dominante. O estudo foi composto de quatro etapas denominadas de pré-teste (5 tentativas), fase de aquisição (50 tentativas), teste de retenção (10 tentativas) e teste de transferência (10 tentativas, com a realização do passe a uma distância de 18 metros). Os participantes foram designados quase-aleatoriamente para um o grupo de feedback de vídeo (n = 12), que recebeu o feedback de vídeo após 50% das tentativas da fase de aquisição; e o grupo controle (n = 13), que não recebeu o feedback de vídeo após nenhuma tentativa. A medida utilizada para avaliar o desempenho dos passes foi o escore de acertos ao alvo, que variava de 6 a 0 pontos. Os resultados encontrados revelaram um aumento da precisão dos passes na fase de aquisição e superioridade do grupo de feedback de vídeo no teste de transferência. Conclui-se que o fornecimento de feedback de vídeo beneficia a aprendizagem do passe do futebol. Tais achados podem auxiliar professores/ treinadores em contextos de ensino-aprendizagem do futebol.
Abstract: The aim of the present study was to investigate the effects of video feedback on the acquisition of a soccer motor skill. The sample consisted of 25 adult volunteers, of both genders (8 men and 17 women), with a mean age of 21.56 years (SD: 2.65). The motor task analyzed was the pass and aimed to kick a ball to wards a target located at a distance of 13 meters with the non-dominant foot. The study consiste do four stages called pre-test (5 attempts), acquisition phase (50 attempts), retention test (10 attempts) and transfer test (10 attempts, with the pass being performed at a distance of 18 meters). Participants were quasi-randomly as signed to a video feedback group (n = 12), which received video feedback after 50% of the acquisition phase trials; and the control group (n = 13), which did not receive video feedback after any trials. The measure used to evaluate the performance of the passes was the hit-to-target score, which ranged from 6 to 0 points. The results found revealed an increase in pass accuracy in the acquisition phase and superiority of the video feedback group in the transfer test. It is concluded that the provision of video feedback benefits the learning of the soccer pass. Such finding scan help teachers/coaches in football teaching-learning contexts.
Palabras clave: Futebol
Soccer
Aprendizagem motora
Motor learning
Feedback de vídeo
Video feedback
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Pedro Henrique. Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem de uma habilidade motora do futebol. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38649
Fecha de defensa: 13-jul-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitosFeedbackVídeo.pdfTCC368.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.