Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38649
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem de uma habilidade motora do futebol |
Author: | Oliveira, Pedro Henrique |
First Advisor: | Drews, Ricardo |
First member of the Committee: | Crozara, Luciano Fernandes |
Second member of the Committee: | Burkle, Bruno Feijó |
Summary: | O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do fornecimento de feedback de vídeo na aquisição de uma habilidade motora do futebol. A amostra foi composta por 25 adultos voluntários, de ambos os sexos (8 homens e 17 mulheres), com idade média de 21,56 anos (DP: 2,65). A tarefa motora analisada foi o passe e tinha como meta chutar uma bola em direção a um alvo localizado a uma distância de 13 metros com o pé não dominante. O estudo foi composto de quatro etapas denominadas de pré-teste (5 tentativas), fase de aquisição (50 tentativas), teste de retenção (10 tentativas) e teste de transferência (10 tentativas, com a realização do passe a uma distância de 18 metros). Os participantes foram designados quase-aleatoriamente para um o grupo de feedback de vídeo (n = 12), que recebeu o feedback de vídeo após 50% das tentativas da fase de aquisição; e o grupo controle (n = 13), que não recebeu o feedback de vídeo após nenhuma tentativa. A medida utilizada para avaliar o desempenho dos passes foi o escore de acertos ao alvo, que variava de 6 a 0 pontos. Os resultados encontrados revelaram um aumento da precisão dos passes na fase de aquisição e superioridade do grupo de feedback de vídeo no teste de transferência. Conclui-se que o fornecimento de feedback de vídeo beneficia a aprendizagem do passe do futebol. Tais achados podem auxiliar professores/ treinadores em contextos de ensino-aprendizagem do futebol. |
Abstract: | The aim of the present study was to investigate the effects of video feedback on the acquisition of a soccer motor skill. The sample consisted of 25 adult volunteers, of both genders (8 men and 17 women), with a mean age of 21.56 years (SD: 2.65). The motor task analyzed was the pass and aimed to kick a ball to wards a target located at a distance of 13 meters with the non-dominant foot. The study consiste do four stages called pre-test (5 attempts), acquisition phase (50 attempts), retention test (10 attempts) and transfer test (10 attempts, with the pass being performed at a distance of 18 meters). Participants were quasi-randomly as signed to a video feedback group (n = 12), which received video feedback after 50% of the acquisition phase trials; and the control group (n = 13), which did not receive video feedback after any trials. The measure used to evaluate the performance of the passes was the hit-to-target score, which ranged from 6 to 0 points. The results found revealed an increase in pass accuracy in the acquisition phase and superiority of the video feedback group in the transfer test. It is concluded that the provision of video feedback benefits the learning of the soccer pass. Such finding scan help teachers/coaches in football teaching-learning contexts. |
Keywords: | Futebol Soccer Aprendizagem motora Motor learning Feedback de vídeo Video feedback |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Pedro Henrique. Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem de uma habilidade motora do futebol. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38649 |
Date of defense: | 13-Jul-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EfeitosFeedbackVídeo.pdf | TCC | 368.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.