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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5276-8777
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O uso do Tanden no corpo cênico: reflexões sobre a organicidade e prontidão a partir dos princípios e fundamentos do Karatê Shotokan dialogando com as práticas de Jerzy Grotowski
Alternate title (s): The use of Tanden in the scenic body: reflections on organicity and readiness from the principles and foundations of Shotokan Karate in dialogue with Jerzy Grotowski's practices
Die Verwendung von Tanden im szenischen Körper: Überlegungen zu Organizität und Bereitschaft anhand der Prinzipien und Grundlagen des Shotokan-Karate im Dialog mit Jerzy Grotowskis Praktiken
Author: Alves, Cleyton da Silva
First Advisor: Silva, Narciso Larangeira Telles da
First member of the Committee: Paula, José Eduardo de
Second member of the Committee: Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli
Summary: Nas artes marciais japonesas, o “Seika Tanden” ou apenas “Tanden” (centro de energia do corpo), é algo treinado e utilizado diariamente. Trazer o uso do Tanden para o corpo cênico, pode possibilitar ao ator, bailarino, performer, circense e possivelmente aos demais atuantes da cena, acessar um estado psicofísico, proporcionado pelo Tanden, pouco utilizado fora das artes marciais. Por tanto, o objetivo dessa pesquisa é colocar em prática uma metodologia de treinamento do corpo cênico que a partir da junção de fundamentos, princípios e práticas do Karatê Shotokan e do Teatro, possam, em um campo pré-expressivo, buscar/possibilitar, nas artes cênicas, o acesso da presença, potência, prontidão, espontaneidade e organicidade dos corpos. A partir de relatos dos artistas que participaram do treinamento, analisa-se como essa proposta chega até eles, quais benefícios que exercitar e ativar o Tanden promove e quais os atravessamentos que podem ocorrer na vida cotidiana.
Abstract: In Japanese martial arts, the "Seika Tanden" or just "Tanden" (energy center of the body), is something trained and used daily. Bringing the use of Tanden to the scenic body can enable the actor, dancer, performer, circus and possibly other scene actors to access a psychophysical state, provided by Tanden, little used outside of martial arts. Therefore, the objective of this research is to put into practice a methodology for training the scenic body that, based on the combination of fundamentals, principles and practices of Shotokan Karate and Theater, can, in a pre-expressive field, seek/enable, in the performing arts, access to the presence, power, readiness, spontaneity and organicity of bodies. From the reports of the artists who participated in the training, it is analyzed how this proposal reaches them, what benefits that exercising and activating Tanden promotes and what crossings can occur in everyday life.
Keywords: Ator
Organicidade
Prontidão
Teatro
Treinamento psicofísico
Actor
Organicity
Readiness
Theater
Psychophysical training
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Subject: Teatro
Grotowski, Jerzy, 1933-1999 - Crítica e interpretação
Corpo como suporte da arte
Karatê
Teatro - Produção e direção
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: ALVES, Cleyton. O uso do Tanden no corpo cênico: reflexões sobre a organicidade e prontidão a partir dos princípios e fundamentos do Karatê Shotokan dialogando com as práticas de Jerzy Grotowski. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.304
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38632
Date of defense: 5-Jun-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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