Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Cleyton da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-14T11:26:49Z-
dc.date.available2023-07-14T11:26:49Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.citationALVES, Cleyton. O uso do Tanden no corpo cênico: reflexões sobre a organicidade e prontidão a partir dos princípios e fundamentos do Karatê Shotokan dialogando com as práticas de Jerzy Grotowski. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38632-
dc.description.abstractIn Japanese martial arts, the "Seika Tanden" or just "Tanden" (energy center of the body), is something trained and used daily. Bringing the use of Tanden to the scenic body can enable the actor, dancer, performer, circus and possibly other scene actors to access a psychophysical state, provided by Tanden, little used outside of martial arts. Therefore, the objective of this research is to put into practice a methodology for training the scenic body that, based on the combination of fundamentals, principles and practices of Shotokan Karate and Theater, can, in a pre-expressive field, seek/enable, in the performing arts, access to the presence, power, readiness, spontaneity and organicity of bodies. From the reports of the artists who participated in the training, it is analyzed how this proposal reaches them, what benefits that exercising and activating Tanden promotes and what crossings can occur in everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectOrganicidadept_BR
dc.subjectProntidãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTreinamento psicofísicopt_BR
dc.subjectActorpt_BR
dc.subjectOrganicitypt_BR
dc.subjectReadinesspt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPsychophysical trainingpt_BR
dc.titleO uso do Tanden no corpo cênico: reflexões sobre a organicidade e prontidão a partir dos princípios e fundamentos do Karatê Shotokan dialogando com as práticas de Jerzy Grotowskipt_BR
dc.title.alternativeThe use of Tanden in the scenic body: reflections on organicity and readiness from the principles and foundations of Shotokan Karate in dialogue with Jerzy Grotowski's practicespt_BR
dc.title.alternativeDie Verwendung von Tanden im szenischen Körper: Überlegungen zu Organizität und Bereitschaft anhand der Prinzipien und Grundlagen des Shotokan-Karate im Dialog mit Jerzy Grotowskis Praktikenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, José Eduardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371038837189854pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1538774557948713pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNas artes marciais japonesas, o “Seika Tanden” ou apenas “Tanden” (centro de energia do corpo), é algo treinado e utilizado diariamente. Trazer o uso do Tanden para o corpo cênico, pode possibilitar ao ator, bailarino, performer, circense e possivelmente aos demais atuantes da cena, acessar um estado psicofísico, proporcionado pelo Tanden, pouco utilizado fora das artes marciais. Por tanto, o objetivo dessa pesquisa é colocar em prática uma metodologia de treinamento do corpo cênico que a partir da junção de fundamentos, princípios e práticas do Karatê Shotokan e do Teatro, possam, em um campo pré-expressivo, buscar/possibilitar, nas artes cênicas, o acesso da presença, potência, prontidão, espontaneidade e organicidade dos corpos. A partir de relatos dos artistas que participaram do treinamento, analisa-se como essa proposta chega até eles, quais benefícios que exercitar e ativar o Tanden promove e quais os atravessamentos que podem ocorrer na vida cotidiana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.304pt_BR
dc.orcid.putcode138709651-
dc.crossref.doibatchid468b6766-6f06-419e-bc2a-77353553642f-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoGrotowski, Jerzy, 1933-1999 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCorpo como suporte da artept_BR
dc.subject.autorizadoKaratêpt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro - Produção e direçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoTandenCorpo.pdfDissertação9.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.