Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38617
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7418-5719 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O trabalho com a escrita e a reescrita no ensino: Uma análise baseada em livro didático de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | The work with writing and rewriting on teaching: An analysis based on a portuguese language schoolbook |
Autor(es): | Costa, Lavynia Precioso |
Primeiro orientador: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Elisete Maria de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas |
Resumo: | O presente artigo científico foi elaborado como produto final de Trabalho de Conclusão de Curso, da licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Uberlândia. Em nossa pesquisa, pautamo-nos nas contribuições da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa (CELANI, 1992; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, 2001, 2013; MOITA LOPES, 2006; ROJO, 2007), em leituras sobre a historiografia da disciplina português (SOARES, 2001; 2004), o livro didático (ANTUNES, 2003; BUNZEN, 2011; FREITAS; RODRIGUES, 2008) e área da escrita e reescrita de textos no contexto escolar (GERALDI, 2008; LIMA, 2023; VALLE; PANCETTI, 2009). Objetivamos apresentar uma análise qualitativa do livro didático Tecendo Linguagens, comumente utilizado em Uberlândia - Minas Gerais e que foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, para o período de 2020 a 2023. A análise do material em questão focou no componente curricular de língua portuguesa, especificamente no trabalho com a escrita e a reescrita, buscando observar se e como as propostas de produção textual foram contempladas; se existiu uma orientação de planejamento para o estudante produzir o texto solicitado e se houve proposta de reescrita. Nosso recorte se deu na análise da seção final chamada de Produção de texto , existente ao final de cada capítulo do livro didático, no presente trabalho, apresentamos dados do primeiro e do sexto capítulos. Por meio das análises dessas seções finais, voltadas exclusivamente às propostas de produção de textos para os estudantes, observamos que, no livro didático em questão, ora havia uma contextualização para a escrita a ser desenvolvida pelos discentes, ora não existia esse trabalho, indicando uma oscilação na abordagem da produção de textos. Além disso, verificamos que em todas essas propostas de escrita constava um momento voltado ao planejamento dos textos, ainda que com ênfases distintas. Assim, no planejamento do capítulo 1, nota-se um foco na estrutura do gênero proposto, diferentemente do capítulo 6, em que se pode perceber uma ampliação de repertório sobre o assunto a ser trabalhado na produção com uma boa delimitação do tema . Por outro lado, observamos que, em ambos os capítulos, o tratamento do contexto de produção dos gêneros solicitados e do meio de circulação deles é limitada. Desse modo, nossos dados colaboram para a afirmação de que, o trabalho com a reescrita esteve presente, mas algumas vezes foi abordado de forma que reforçou a padronização do gênero abordado e não uma reflexão sobre seus aspectos informacionais. Diante disso, pode-se concluir que o LDP analisado é parcialmente satisfatório para trabalhar com a escrita e a reescrita em sala de aula, reforçando ser papel do professor adequar suas atividades para o contexto de sua realidade, enquanto docente, e ter sempre um olhar crítico ao material que utiliza. Ademais, os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de a escola olhar a escrita e a reescrita como trabalho (FIAD, 2013), além de considerar o texto como objeto de práticas de leitura e de produção. |
Abstract: | This scientific article was elaborated as the graduate course in modern languages' final paper at the University of Uberlandia, Brazil. In our research, we relate in the contributions of 'Applied Linguistics on the teaching of Portuguese Language' (CELANI, 1992, FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, 2001, 2013, MOITA LOPES, 2006, ROJO, 2007), in readings about the historiography of the Portuguese subject, the schoolbook (ANTUNES, 2003, BUNZEN, 2011, FREITAS; RODRIGUES, 2008, SOARES, 2001, 2004) and the revisions of writing and rewriting area of texts in the school context (GERALDI, 2008, LEMKE, 2010, LIMA, 2023, VALLE; PANCETTI, 2009). We aimed to present a qualitative analysis of a schoolbook used in Uberlandia, Minas Gerais and given by the National Program Book and Schoolbook (PNDL). The material's analysis focused on the curricular component of the subject Portuguese, specifically in the works of writing and rewriting, seeking to observe if and how the written proposals were contemplated; if there exists any plan to create the requested text and if it has a rewriting proposal. Our sample took place in the analysis of the final section called 'Textual production', that exists in the final lines of each chapter of the book, in this current work, it is presented data from the first to the sixth chapter. Through the final section's analyzes dedicated exclusively to proprosals for the productions of texts for students, it was observed that sometimes the book didn't offer any contextualization for the writing to take place by the students, indicanting an oscillation in the approach to text production. In addition, it was found that in all these writing proposals there was a moment focused on the planning of the texts, albeit with different emphases. Thus, in the planning of chapter 1, there is a focus on the structure of the proposed genre, unlike chapter 6, in which one can see an expansion of the repertoire on the subject to be worked on in the production with a good delimitation of the theme. On the other hand, it was observed that, in both chapters, the treatment of the production context of the requested genres and the way they circulate is limited. Thus, the data contributed to the assertion that the work with rewriting was present, but sometimes it was approached in a way that reinforced the standardization of the approached genre and not a reflection on its informational aspects. It can be concluded that the LDP analyzed is partially satisfactory for working with writing and rewriting in the classroom, reinforcing that it is the teacher's role to adapt their activities to the context of their reality, as a teacher, and to always have an eye on critical of the material he uses. Moreover, the results of this research point to the need for the school to look at writing and rewriting as work (FIAD, 2013), in addition to considering the text as an object of reading and production practices. |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Livro didático Escrita Reescrita Portuguese teaching Schoolbook Writing Rewriting |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | COSTA, Lavynia Precioso. O trabalho com a escrita e a reescrita no ensino: Uma análise baseada em livro didático de língua portuguesa. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38617 |
Data de defesa: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TrabalhoComEscrita.pdf | TCC | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.