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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-1892-0390
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Gênero na educação física da educação infantil: Análise da produção acadêmica do CONBRACE e CONICE (2003-2021)
Autor: Soares, Guilherme Neres
Primer orientador: Nicolino, Aline da Silva
Primer miembro de la banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Segundo miembro de la banca: Ribeiro, Gabriela Machado
Resumen: O objetivo deste trabalho é conhecer e mapear o conteúdo dos trabalhos sobre gênero na Educação Infantil, publicados nos últimos dez (10) Anais do evento “CONBRACE & CONICE” (2003-2021) que acontecem de forma conjunta, a cada dois anos. Esse evento foi escolhido por ser considerado o maior Congresso da área dentre as sociedades científicas dos campos da Educação Física e Ciência do Esporte. A pesquisa em questão é um estudo bibliográfico, de abordagem quantitativa/qualitativa, que por meio da leitura dos títulos e subtítulos das produções, foram realizadas buscas em todos os GTTs dos Anais dos eventos como local de busca. Para interpretar as informações coletadas, foi feita a leitura dos resumos dos possíveis trabalhos para a seleção daqueles que abordavam tal temática. Foram selecionados dezenove (19) trabalhos que abordavam questões de gênero na Educação Infantil, no qual são importantes para conhecer e mapear o conteúdo e as proposição pedagógica dos trabalhos sobre gênero na Educação Infantil, publicados nos últimos dez Anais do evento. O levantamento e análise das produções, permitiu mapear e identificar seis temáticas sobre o tema, sendo: nove (9) produções sobre análises nas práticas pedagógicas e corporais na Educação Infantil; quatro (4) produções sobre pesquisas históricas na área da Educação Física; dois (2) trabalhos sobre a importância da Educação Física na Educação Infantil; duas (2) produções sobre o currículo da Educação Física na escola; um (1) trabalho sobre a importância da busca em aprofundar no aspecto relevante da construção da função simbólica; e, por fim, uma produção sobre a importância de entender o que é o bullying e pensar como a comunidade escolar deve agir perante essas situações. Os artigos, em sua maioria, apontam que a produção generificada dos papéis atribuídos social e culturalmente às crianças ocorrem a partir da visão e do estímulo do adulto, nos diversos contextos e instituições, sejam eles familiar, religioso, escolar. E como docentes, devemos estar atentos e atentas às produções de preconceitos e que há uma necessidade de um trabalho pedagógico voltado para a quebra desses paradigmas. Para isso, temáticas como gênero, sexualidades, diferenças e bullying precisam estar contempladas no currículo de formação inicial e nas formações continuadas, visto que as proposições pedagógicas que conseguiram dar conta das demandas levantadas na Educação Física na Educação infantil trazem questões como a importância da mediação adulta perante os conflitos das crianças. Identifico, ao final, que trabalhar as questões de gênero na Educação Física na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de uma nova geração de indivíduos conscientes, respeitosos e empáticos, capazes de reconhecer e valorizar a diversidade humana.
Abstract: The objective of this work is to analyze the academic productions on the theme “gender in early childhood education” in the Annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE) and International Congress of Sports Sciences (CONICE), in the last ten (10) editions (2003 -2021). This event was chosen because it is considered the largest Congress in the area among scientific societies in the fields of Physical Education, Sports Science and Leisure Studies. The research in question is a bibliographical study, with a quantitative/qualitative approach, which, by reading the titles and subtitles of the productions, searches were carried out in all GTTs of the Annals of the events as a search location. In order to interpret the collected information, the summaries of possible works were read for the selection of those that addressed this theme. Nineteen (19) works were selected that addressed gender issues in early childhood education, in which they are important to know and analyze the content and pedagogical proposition of works on gender in early childhood education, published in the last ten Annals of the event. The survey and analysis of productions allowed mapping and identifying six themes on the subject, namely: nine (9) productions on analyzes in pedagogical and corporal practices in the early years; four (4) productions on historical research in the field of physical education; two (2) papers on the importance of Physical Education in early childhood education; two (2) productions on the Physical Education curriculum at school; one (1) work on the importance of seeking to deepen the relevant aspect of the construction of the symbolic function; and, finally, a production on the importance of understanding what bullying is and thinking about how the school community should act in these situations. The articles, for the most part, point out that the gendered production of roles socially and culturally assigned to children occurs from the vision and stimulus of the adult, in different contexts and institutions, be they family, religious, school. And as teachers, we must be attentive and attentive to the production of prejudices and that there is a need for pedagogical work aimed at breaking these paradigms. For this, themes such as gender, sexualities, differences and bullying need to be included in the initial training curriculum and in continuing training, since the pedagogical propositions that were able to handle the demands raised in children's Physical Education bring up issues such as the importance of adult mediation before children's conflicts. Finally, I identify that working with gender issues in children's Physical Education can contribute to the formation of a new generation of conscious, respectful and empathetic individuals, capable of recognizing and valuing human diversity.
Palabras clave: Educação Física
Generificação
Educação continuada
Congresso
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOARES, Guilherme Neres. Gênero na educação física da educação infantil: Análise da produção acadêmica do CONBRACE e CONICE (2003-2021). 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38611
Fecha de defensa: 3-jul-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

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