Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38609
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7528-6790
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Guia de desenvolvimento e gerenciamento de mídias sociais para programas de pós-graduação: desafios para o compartilhamento de conteúdos acadêmicos
Título (s) alternativo (s): Social media development and management guide for graduate programs: challenges for sharing academic content
Autor: Sousa, Rafael Abrahão de
Primer orientador: Santos, Vanessa Matos dos
Primer miembro de la banca: Terra, Carolina Frazon
Segundo miembro de la banca: Tonus, Mirna
Resumen: A utilização, cada vez mais frequente, das mídias sociais como fontes de informação tem sido uma das marcas das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, assumimos que perfis digitais para o contexto acadêmico podem levar ao compartilhamento de conteúdos diversos e à divulgação científica para públicos não especializados, o que coaduna o nosso objetivo geral de pesquisa: desenvolvimento de um guia para o compartilhamento de conteúdos acadêmicos de Programas de Pós-graduação (PPGs) por meio de mídias sociais, notadamente no Instagram ou Facebook. Isso se deve à relevância da criação de usuários nas referidas mídias para a divulgação de atividades realizadas por alunos, docentes e técnicos-administrativos, cuja perspectiva contempla diversos aspectos, como apresentação de trabalhos acadêmicos, eventos da instituição, entre outros. Dessa forma, a presente investigação apresenta conceitos e a metodologia proposta para a elaboração do produto citado, com natureza descritiva, bibliográfica e documental, além da abordagem qualitativa em uma visão interdisciplinar sobre as áreas de tecnologias, comunicação e educação; e da pesquisa documental baseada em leis, pareceres, resoluções, entre outros. Os procedimentos metodológicos remetem à revisão bibliográfica realizada por meio de consulta às bases Scopus, da Biblioteca Eletrônica Científica On-line (Scientific Electronic Library Online – SciELO) e da Web of Science. Nesse caso, refletimos sobre os textos de Prado e Correa (2016), Schefer, Bezerra e Martinez Zaina (2018), Maciel e Trevisol Neto (2019), Cunha, Rodrigues e Pimentel (2019) e Brandão (2021), além de realizarmos a análise de similares e o planejamento do produto em si. Como resultado deste estudo, foi desenvolvido o referido guia com base na literatura pesquisada, em que o material possui o diferencial de disponibilizar sugestões para postagens, tamanhos de figuras, entre outros aspectos, sob a premissa de que poderemos facilitar e agilizar o trabalho do gestor de mídias sociais – que pode ser o estagiário do setor ou outro colaborador – na elaboração de conteúdos diversos.
Abstract: The increasingly frequent use of social media as sources of information has been one of the hallmarks of contemporary societies. In this sense, we assume that digital profiles for the academic context can lead to content sharing and scientific dissemination for non-specialized audiences, which is consistent with our general research objective: the development of a guide for sharing academic content from Postgraduate Programs (PPGs) through social media, notably on Instagram or Facebook. This is due to the importance of creating users in these media for the dissemination of activities carried out by students, teachers and administrative technicians, whose perspective includes several aspects, such as the presentation of academic works, events of the institution, among others. Thus, the present investigation presents concepts and the methodology proposed for the elaboration of the mentioned product, with a descriptive, bibliographical and documental nature, in addition to the qualitative approach in an interdisciplinary vision on the areas of technologies, communication and education; and documentary research based on laws, opinions, resolutions, among others. The methodological procedures refer to the bibliographic review carried out by consulting the Scopus databases, the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Web of Science. In this case, we reflect on the texts of Prado and Correa (2016), Schefer, Bezerra and Martinez Zaina (2018), Maciel and Trevisol Neto (2019), Cunha, Rodrigues and Pimentel (2019) and Brandão (2021), in addition to performing the analysis of similar products and the planning of the product itself. As a result of this study, this guide was developed based on the researched literature, in which the material has the differential of providing suggestions for posts, sizes of figures, among other aspects, under the premise that we can facilitate and speed up the work of the manager of social media – which can range the sector intern or another collaborator – in the elaboration of diverse contents.
Palabras clave: Mídias sociais
Programas de Pós-graduação
Compartilhamento de Conteúdos
Guia
Social Media
Postgraduate Programs
Content Sharing
Guide
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tema: Tecnologia educacional
Mídia social na educação
Pós-graduação - Estudos acadêmicos
Pós-graduação - Divulgação científica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: SOUSA, Rafael Abrahão de. Guia de desenvolvimento e gerenciamento de mídias sociais para programas de pós-graduação: desafios para o compartilhamento de conteúdos acadêmicos. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8068.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8068
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38609
Fecha de defensa: 3-may-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GuiaDesenvolvimentoGerenciamento.pdfDissertação1.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons