Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Rafael Abrahão de-
dc.date.accessioned2023-07-13T16:30:30Z-
dc.date.available2023-07-13T16:30:30Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Rafael Abrahão de. Guia de desenvolvimento e gerenciamento de mídias sociais para programas de pós-graduação: desafios para o compartilhamento de conteúdos acadêmicos. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8068.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38609-
dc.description.abstractThe increasingly frequent use of social media as sources of information has been one of the hallmarks of contemporary societies. In this sense, we assume that digital profiles for the academic context can lead to content sharing and scientific dissemination for non-specialized audiences, which is consistent with our general research objective: the development of a guide for sharing academic content from Postgraduate Programs (PPGs) through social media, notably on Instagram or Facebook. This is due to the importance of creating users in these media for the dissemination of activities carried out by students, teachers and administrative technicians, whose perspective includes several aspects, such as the presentation of academic works, events of the institution, among others. Thus, the present investigation presents concepts and the methodology proposed for the elaboration of the mentioned product, with a descriptive, bibliographical and documental nature, in addition to the qualitative approach in an interdisciplinary vision on the areas of technologies, communication and education; and documentary research based on laws, opinions, resolutions, among others. The methodological procedures refer to the bibliographic review carried out by consulting the Scopus databases, the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Web of Science. In this case, we reflect on the texts of Prado and Correa (2016), Schefer, Bezerra and Martinez Zaina (2018), Maciel and Trevisol Neto (2019), Cunha, Rodrigues and Pimentel (2019) and Brandão (2021), in addition to performing the analysis of similar products and the planning of the product itself. As a result of this study, this guide was developed based on the researched literature, in which the material has the differential of providing suggestions for posts, sizes of figures, among other aspects, under the premise that we can facilitate and speed up the work of the manager of social media – which can range the sector intern or another collaborator – in the elaboration of diverse contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectProgramas de Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de Conteúdospt_BR
dc.subjectGuiapt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subjectPostgraduate Programspt_BR
dc.subjectContent Sharingpt_BR
dc.subjectGuidept_BR
dc.titleGuia de desenvolvimento e gerenciamento de mídias sociais para programas de pós-graduação: desafios para o compartilhamento de conteúdos acadêmicospt_BR
dc.title.alternativeSocial media development and management guide for graduate programs: challenges for sharing academic contentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Carolina Frazon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409094765322922pt_BR
dc.contributor.referee2Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405237513274794pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA utilização, cada vez mais frequente, das mídias sociais como fontes de informação tem sido uma das marcas das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, assumimos que perfis digitais para o contexto acadêmico podem levar ao compartilhamento de conteúdos diversos e à divulgação científica para públicos não especializados, o que coaduna o nosso objetivo geral de pesquisa: desenvolvimento de um guia para o compartilhamento de conteúdos acadêmicos de Programas de Pós-graduação (PPGs) por meio de mídias sociais, notadamente no Instagram ou Facebook. Isso se deve à relevância da criação de usuários nas referidas mídias para a divulgação de atividades realizadas por alunos, docentes e técnicos-administrativos, cuja perspectiva contempla diversos aspectos, como apresentação de trabalhos acadêmicos, eventos da instituição, entre outros. Dessa forma, a presente investigação apresenta conceitos e a metodologia proposta para a elaboração do produto citado, com natureza descritiva, bibliográfica e documental, além da abordagem qualitativa em uma visão interdisciplinar sobre as áreas de tecnologias, comunicação e educação; e da pesquisa documental baseada em leis, pareceres, resoluções, entre outros. Os procedimentos metodológicos remetem à revisão bibliográfica realizada por meio de consulta às bases Scopus, da Biblioteca Eletrônica Científica On-line (Scientific Electronic Library Online – SciELO) e da Web of Science. Nesse caso, refletimos sobre os textos de Prado e Correa (2016), Schefer, Bezerra e Martinez Zaina (2018), Maciel e Trevisol Neto (2019), Cunha, Rodrigues e Pimentel (2019) e Brandão (2021), além de realizarmos a análise de similares e o planejamento do produto em si. Como resultado deste estudo, foi desenvolvido o referido guia com base na literatura pesquisada, em que o material possui o diferencial de disponibilizar sugestões para postagens, tamanhos de figuras, entre outros aspectos, sob a premissa de que poderemos facilitar e agilizar o trabalho do gestor de mídias sociais – que pode ser o estagiário do setor ou outro colaborador – na elaboração de conteúdos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration148pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8068pt_BR
dc.orcid.putcode138653393-
dc.crossref.doibatchid468b6766-6f06-419e-bc2a-77353553642f-
dc.subject.autorizadoTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.autorizadoMídia social na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPós-graduação - Estudos acadêmicospt_BR
dc.subject.autorizadoPós-graduação - Divulgação científicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaDesenvolvimentoGerenciamento.pdfDissertação1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons