Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38590
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Planejamento, síntese, caracterização e estudo da atividade biológica de derivados de benzotiazóis contra Leishmania Infantum
Autor(es): Oliveira, Adriane Cristina Rosa de
Primeiro orientador: Rezende Júnior, Celso de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bernardo, Marcela Piassi
Segundo membro da banca: Lopes, Osmando Ferreira
Resumo: A leishmaniose é uma doença infecciosa, endêmica em 98 países e de acordo com a Organização Mundial da Saude (OMS) é negligênciada uma vez que tem poucos estudos voltados para ela, sendo causada por parasitas do gênero Leishmania que são transmitidos pela picada de mosquitos flebotomíneos (familia Phlebotominae) fêmeas infectadas. A doença pode se manifestar em diferentes formas, variando desde infecções assintomáticas até formas graves que podem levar a pessoa a óbito. O tratamento depende de vários fatores, incluindo tipo de doença, patologias concomitantes, espécies do parasita Leishmania, gravidade do caso e saúde do paciente. Os medicamentos antiparasitários são utilizados para o tratamento, dentre eles, o principal é a anfotericina B, além dos antimoniatos e derivados do miltefosine, mas estes medicamentos apresentam algumas limitações, são elas a toxicidade dos fármacos ou resistência do organismo para os mesmos, longa duração do tratamento, dificuldade na continuidade do acompanhamento médico necessário e alto custo. Este trabalho apresenta o planejamento, a síntese e avaliação de três compostos, derivados de benzotiazois com substituintes de cloro (Cl), grupo nitro (NO2) e hidroxila (OH) no anel benzenico, para que seja avaliado aspectos como potência, citotoxicidade e seletividade anti Leishmania infantum. A escolha dos substituintes foi devido a uma rota sintética simplificada, disponibilidade dos reagentes em laboratório e diferentes efeitos estéricos como o efeito indutivo ou de ressonância entre estes substituintes. Assim, esse trabalho contribui para o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos que sejam mais eficazes, menos tóxicos e de valor acessível para o tratamento da Leishmaniose.
Palavras-chave: Leishmaniose
Leishmania Infantum
Doença negligenciada
Benzotiazóis
Desenvolvimento de fármaco
Substituintes cloro, nitro e hidroxila
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Adriane Cristina Rosa de. Planejamento, síntese, caracterização e estudo da atividade biológica de derivados de benzotiazóis contra Leishmania Infantum. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38590
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Química (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanejamentoSínteseCaracterização.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.