Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38563
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6997-2321
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Clown-guia: Uma vivência palhacesca guiada pela noção de performatividade
Título(s) alternativo(s): Clown-guide: A clown experience guided by the notion of performativity
Autor(es): Silva, Salu Salustiano
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Pimenta, Daniele
Segundo membro da banca: Nunes, Lúcia de Fátima Royes
Resumo: A presente dissertação de mestrado descreve uma trajetória de pesquisa e analisa um curso ministrado sob minha autoria denominado Introdução à Palhaçaria. A proposta metodológica utilizou o conceito de desforma proposto por Wuo (2016) como o pilar norteador das práticas - desenvolvidas no processo junto a um grupo de artistas colaboradores, os quais se submeteram a exercícios e jogos dirigidos à comicidade. O objetivo da pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma metodologia para iniciação à comicidade com ênfase na performatividade clown, primando auxiliar o desenvolvimento de princípios básicos palhacescos nos colaboradores. A metodologia investigativa se amparou na perspectiva da Pesquisa Somático-Performativa desenvolvida por Ciane Fernandes (2014), favorecendo o desenvolvimento das práticas e fazendo com que toda a estrutura textual relatada se ancorasse a partir da experiência vivida. Constatou-se, durante a escrita e análise do trabalho que, apesar de apresentar resultados positivos a partir dos jogos propostos, a minha falta de experiência no universo palhacesco revelou algumas lacunas relacionadas à iniciação e formação dos colaboradores. Um tempo depois, após finalizado o curso de Introdução a palhaçaria, fui iniciado por Ana Elvira Wuo na disciplina “Tópicos Especiais em Práticas Poéticas”, ministrada pela docente no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia - promovida de forma remota na segunda etapa da AARE. Minhas perspectivas mudaram a partir disso, fazendo compreender que minha proposta de formação seria mais indicada para agregar vivencias jocosas para palhaços previamente iniciados. A pesquisa revelou que para iniciar palhaços o formador necessita de iniciação preambular aos ritos de passagem com aprofundamento consistente em bases teórico metodológicas fundamentadas em experiências preliminares.
Abstract: This master's thesis describes a research trajectory and analyzes a course taught under my authorship called Clownery Introduction. The methodological proposal used the concept of unformation proposed by Wuo (2016) as the guiding pillar of the practices - developed in the process with a group of collaborating artists, who underwent exercises and games aimed to comicality. The objective of the research was to develop a methodology to comicality initiation with an emphasis on clown performance, aiming to the blossoming of clown’s basic principles among collaborators. The investigative methodology was supported by the perspective of Somatic-Performative Research developed by Ciane Fernandes (2014), favoring the development of practices and making the entire textual structure anchored and based on the living experience. It was found, during the writing and analysis of the work that, despite presenting positive results from the proposed games, my lack of experience in the clown universe revealed some gaps related to the initiation and training of collaborators. A while later, after completing the Clownery Introduction course, I was initiated as a clown by Ana Elvira Wuo on the discipline “Special Topics in Poetic Practices”, taught by the professor in the Theater Course at the Federal University of Uberlândia – remotely promoted in the second stage of the AARE. My perspectives changed from that, making me understand that my training proposal would be more suitable to add playful experiences to clowns previously initiated. The research revealed that in order to initiate clowns, the trainer needs an introduction to the rites of passage with deepening consistent on theoretical methodological bases anchored on preliminary experiences.
Palavras-chave: Ator
Actor
Comicidade
Iniciação
Metodologia
Palhaço
Palhaça
Desforma de Wuo
Comicality
Initiation
Methodology
Clown
Wuo´s unformation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Teatro
Teatro - Produção e direção
Palhaços na arte
Atores do Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: SILVA, Salu Salustiano. Clown-guia: Uma vivência palhacesca guiada pela noção de performatividade. 2021. 230 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.68.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.68
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38563
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClowGuiaVivência.pdf32.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons