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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9391-6541
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação, religião e poder: disputas pelo ensino religioso nas escolas públicas durante a Primeira República (1889-1930)
Alternate title (s): Education, religion and power: disputes for religious education in public schools during the First Republic (1889-1930)
Author: Pinhal, Larissa Lima
First Advisor: Oliveira, Gustavo de Souza
First member of the Committee: Moura, Carlos André Silva de
Second member of the Committee: Souza, Sauloéber Tarsio de
Summary: A escola é espaço de tensões e disputas em torno da formação dos sujeitos, que pelo viés da Igreja Católica, deve continuar mobilizando os valores do catolicismo para ordenação da sociedade mesmo após a efetivação da laicidade da educação na Primeira República. Este será o impulso de investigação neste trabalho. Observa-se na República um terreno fértil para a atuação da Igreja e das ordens religiosas, em outros espaços e localidades. Se antes a movimentação do clero estava centralizada e com maior dedicação às questões de caráter burocrático, agora os esforços estão voltados para ampliação da zona de influência. Assim, o ensino religioso nas escolas públicas se torna uma necessidade para a construção de um Brasil cristão, pautado nos valores de bem do cristianismo. Desta forma, debatemos neste trabalho as elaborações em torno da secularização brasileira e os esforços pela educação moral, em desencontro à laicidade do ensino. Isto nos leva a questionar a intencionalidade da Igreja Católica na disputa pela formação dos sujeitos, qual é o papel da educação na concepção de uma sociedade? A escola é um espaço de poder? Para tanto, foram mobilizados documentos oficiais da Igreja Católica; atas; pareceres; leis e a Constituição de 1891. Este artigo contempla o período de 1889 a 1930. O primeiro marco se justifica pela Proclamação da República e rompimento oficial com o regime imperial, já o limite final está relacionado ao final da Primeira República.
Abstract: The school is a space of tensions and disputes around the formation of subjects, which, from the perspective of the Catholic Church, must continue to mobilize the values ​​of Catholicism for ordering society even after the effectiveness of the secularity of education in the First Republic. This will be the research impulse in this work. It is observed in the Republic a fertile ground for the performance of the Church and the religious orders, in other spaces and localities. If before the movement of the clergy was centralized and with greater dedication to issues of a bureaucratic nature, now efforts are focused on expanding the zone of influence. Thus, religious teaching in public schools becomes a necessity for the construction of a Christian Brazil, based on the good values ​​of Christianity. In this way, we debate in this work the elaborations around the Brazilian secularization and the efforts for moral education, in disagreement with the secularity of teaching. This leads us to question the intentionality of the Catholic Church in the dispute for the formation of subjects, what is the role of education in the conception of a society? Is the school a space of power? For this purpose, official documents of the Catholic Church were mobilized; minutes; opinions; laws and the Constitution of 1891. This article covers the period from 1889 to 1930. The first milestone is justified by the Proclamation of the Republic and official break with the imperial regime, since the final limit is related to the end of the First Republic.
Keywords: Educação
Ensino religioso
Igreja Católica
Secularização
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PINHAL, Larissa Lima. Educação, religião e poder: disputas pelo ensino religioso nas escolas públicas durante a Primeira República (1889-1930). 2023. 25 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38547
Date of defense: 27-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - História

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