Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinhal, Larissa Lima-
dc.date.accessioned2023-07-11T11:48:47Z-
dc.date.available2023-07-11T11:48:47Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationPINHAL, Larissa Lima. Educação, religião e poder: disputas pelo ensino religioso nas escolas públicas durante a Primeira República (1889-1930). 2023. 25 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38547-
dc.description.abstractThe school is a space of tensions and disputes around the formation of subjects, which, from the perspective of the Catholic Church, must continue to mobilize the values ​​of Catholicism for ordering society even after the effectiveness of the secularity of education in the First Republic. This will be the research impulse in this work. It is observed in the Republic a fertile ground for the performance of the Church and the religious orders, in other spaces and localities. If before the movement of the clergy was centralized and with greater dedication to issues of a bureaucratic nature, now efforts are focused on expanding the zone of influence. Thus, religious teaching in public schools becomes a necessity for the construction of a Christian Brazil, based on the good values ​​of Christianity. In this way, we debate in this work the elaborations around the Brazilian secularization and the efforts for moral education, in disagreement with the secularity of teaching. This leads us to question the intentionality of the Catholic Church in the dispute for the formation of subjects, what is the role of education in the conception of a society? Is the school a space of power? For this purpose, official documents of the Catholic Church were mobilized; minutes; opinions; laws and the Constitution of 1891. This article covers the period from 1889 to 1930. The first milestone is justified by the Proclamation of the Republic and official break with the imperial regime, since the final limit is related to the end of the First Republic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectSecularizaçãopt_BR
dc.titleEducação, religião e poder: disputas pelo ensino religioso nas escolas públicas durante a Primeira República (1889-1930)pt_BR
dc.title.alternativeEducation, religion and power: disputes for religious education in public schools during the First Republic (1889-1930)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Carlos André Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7326008990043247pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486232151035744pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA escola é espaço de tensões e disputas em torno da formação dos sujeitos, que pelo viés da Igreja Católica, deve continuar mobilizando os valores do catolicismo para ordenação da sociedade mesmo após a efetivação da laicidade da educação na Primeira República. Este será o impulso de investigação neste trabalho. Observa-se na República um terreno fértil para a atuação da Igreja e das ordens religiosas, em outros espaços e localidades. Se antes a movimentação do clero estava centralizada e com maior dedicação às questões de caráter burocrático, agora os esforços estão voltados para ampliação da zona de influência. Assim, o ensino religioso nas escolas públicas se torna uma necessidade para a construção de um Brasil cristão, pautado nos valores de bem do cristianismo. Desta forma, debatemos neste trabalho as elaborações em torno da secularização brasileira e os esforços pela educação moral, em desencontro à laicidade do ensino. Isto nos leva a questionar a intencionalidade da Igreja Católica na disputa pela formação dos sujeitos, qual é o papel da educação na concepção de uma sociedade? A escola é um espaço de poder? Para tanto, foram mobilizados documentos oficiais da Igreja Católica; atas; pareceres; leis e a Constituição de 1891. Este artigo contempla o período de 1889 a 1930. O primeiro marco se justifica pela Proclamação da República e rompimento oficial com o regime imperial, já o limite final está relacionado ao final da Primeira República.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode138519412-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoReligiãoPoder.pdfTCC409.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons