Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38476
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A noção de gêneros do discurso e o livro Nuevo español en marcha básico: uma análise dialógica |
Alternate title (s): | La noción de géneros discursivos y el libro Nuevo español en marcha básico: una análisis dialogica |
Author: | Ramos, Jackson Mariano |
First Advisor: | Mendes, Heloisa Mara |
First member of the Committee: | Vianna, Cintia Camargo |
Second member of the Committee: | Ramos, Lidiane Carlos |
Summary: | A proposta deste trabalho é a descrição e análise de atividades de produção escrita do livro: Nuevo español en marcha básico, adotado na formação de professores do Curso de Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o conceito de gêneros do discurso, noção central nos documentos oficiais relativos ao ensino de línguas no Brasil desde o final da década de 1990. Nesta perspectiva, verificamos como um material didático produzido por uma editora estrangeira, mas adotado no contexto de formação de professores brasileiro, mobiliza o conceito de gêneros do discurso nas propostas de produção escrita. Nossa referência bibliográfica fundamental foi o ensaio inacabado “Os gêneros do discurso”, escrito por Mikhail Bakhtin entre 1952-1953, cuja tradução direta do russo para o português foi publicada pela Editora 34 em 2016. Nesse ensaio, o autor discorre, entre outras coisas, sobre a natureza sociointeracional dos gêneros. Assim, a partir da referida teoria e da metodologia do cotejamento, analisamos as atividades introduzidas pelo verbo Escribir presentes no livro. Classificamos esses exercícios em três tipos: exercícios de produção de um gênero do discurso; exercícios que não se relacionam à produção de um gênero do discurso; exercícios por meio dos quais podemos supor um gênero do discurso. Concluímos que, embora se apresente como um livro didático comunicativo, as propostas de produção escrita, em sua maioria, visam à prática de estruturas sintáticas, há pouca ênfase no papel ativo do destinatário do texto e mínima consideração do estilo, da estrutura composicional e do conteúdo temático dos escassos gêneros do discurso. |
Abstract: | El propósito de este trabajo es la descripción y análisis de actividades relacionadas con la redacción del libro: Nuevo español en marcha básica, adoptado en la formación de docentes del Curso de Graduación en Letras: Español y Literaturas de la Lengua Española del Instituto de Letras y Lingüística de la Universidad Federal de Uberlândia. Para ello, utilizamos como referencial teórico el concepto de géneros discursivos, noción central en los documentos oficiales relacionados con la enseñanza de idiomas en Brasil desde fines de la década de 1990. En esta perspectiva, verificamos cómo material didáctico producido por una editorial extranjera, pero adoptado en el contexto de la formación docente brasileña, moviliza el concepto de géneros discursivos en propuestas de producción escrita. Nuestra referencia bibliográfica fundamental fue el ensayo inconcluso “Géneros discursivos”, escrito por Mikhail Bakhtin entre 1952-1953, cuya traducción directa del ruso al portugués fue publicada por la Editora 34 en 2016. En este ensayo, el autor discute, entre otras cosas, sobre la naturaleza socio-interaccional de los géneros. A partir de la referida teoría e de la metodología del cotejo, analizamos las actividades introducidas por el verbo Escribir presentes en el libro. Clasificamos estos ejercicios en tres tipos: ejercicios de producción de un género del discurso, ejercicios que no están relacionados a la producción de un género del discurso, ejercicios por medio de los cuales podemos suponer un género del discurso. Concluimos que, aunque se presente como un libro didáctico comunicativo las propuestas de producción escrita, en su mayoría, tienen como objetivo la práctica de estructuras sintácticas, hay poco énfasis en el papel activo del destinatario del texto y mínima consideración del estilo, de la estructura composicional y del contenido temáticos de los escasos géneros del discurso. |
Keywords: | Ensino de língua espanhola Enseñanza de la lengua española, Produção escrita Géneros discursivos Gêneros do discurso Producción escrita |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RAMOS, Jackson Mariano. A noção de gêneros do discurso e o livro Nuevo español en marcha básico: uma analise dialógica - MG. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38476 |
Date of defense: | 23-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NoçãoGênerosDiscurso.pdf | TCC | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.