Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38460
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4616-3932 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Monitoria acadêmica: oferta, desafios e importância nos cursos de Enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Academic monitoring: offer, challenges and importance in Nursing courses |
Autor(es): | Rosa, Camila Rodrigues |
Primeiro orientador: | Cardoso, Priscila Alvarenga |
Primeiro membro da banca: | Asnis, Valéria Peres |
Segundo membro da banca: | Mourão, Marisa Pinheiro |
Resumo: | Introdução: A monitoria acadêmica é uma ação educativa realizada pelos estudantes de cursos de graduação que contribui para a construção de conhecimentos específicos sobre o curso e sobre a iniciação à docência. É relevante para a formação do enfermeiro que assume em vários momentos a função de educador. Objetivo: Tem como objetivo discutir a contribuição da monitoria acadêmica na formação de estudantes principalmente do curso de enfermagem e identificar, a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, como é realizada a oferta de programas de monitoria acadêmica nos cursos de enfermagem das universidades públicas mineiras. Metodologia: Pesquisa documental com abordagem qualitativa realizada a partir de coleta de dados e seleção das fontes, sendo essas, documentos de projetos políticos pedagógicos dos cursos, em seguida realizado a interpretação e análise dos dados coletados. Resultados: A monitoria acadêmica se mostrou presente em todos os projetos políticos pedagógicos analisados, ademais, as informações apresentadas nos PPCs são deficientes. Conclusão: A monitoria acadêmica é uma atividade importante para a formação dos enfermeiros, sobretudo para aqueles que pretendem atuar como docentes e está prevista em todos os PPCs dos cursos de licenciatura analisados. No entanto é uma ação pouco divulgada e utilizada como temática em publicações científicas. |
Abstract: | Introduction: Academic monitoring is an educational action carried out by students of undergraduate courses that contribute to the construction of specific knowledge about the course and about the initiation to teaching. It is relevant for the training of nurses who assume the role of educator at various times. Objective: It aims to discuss the contribution of academic monitoring in the training of students, mainly in the nursing course, and to identify, based on the Pedagogical Projects of the Courses, how academic monitoring programs are offered in nursing courses at public universities in Minas Gerais. Methodology: Documentary research with a qualitative approach carried out from data collection and selection of sources, which are documents of political pedagogical projects of the courses, then performed the interpretation and analysis of the collected data. Results: Academic monitoring was present in all the pedagogical political projects analyzed, in addition, the information approved in the PPCs is deficient. Conclusion: Academic monitoring is an important activity for the training of nurses, especially for those who intend to act as teachers and is foreseen in all PPCs of the courses of degree analyzed. However, it is a little publicized action and used as a theme in scientific publications. |
Palavras-chave: | Monitoria Enfermagem Docência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ROSA, Camila Rodrigues. Monitoria acadêmica: oferta, desafios e importância nos cursos de Enfermagem. 2023.16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38460 |
Data de defesa: | 20-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MonitoriaAcadêmicaOferta.pdf | 137.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons