Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38460
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4616-3932
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Monitoria acadêmica: oferta, desafios e importância nos cursos de Enfermagem
Alternate title (s): Academic monitoring: offer, challenges and importance in Nursing courses
Author: Rosa, Camila Rodrigues
First Advisor: Cardoso, Priscila Alvarenga
First member of the Committee: Asnis, Valéria Peres
Second member of the Committee: Mourão, Marisa Pinheiro
Summary: Introdução: A monitoria acadêmica é uma ação educativa realizada pelos estudantes de cursos de graduação que contribui para a construção de conhecimentos específicos sobre o curso e sobre a iniciação à docência. É relevante para a formação do enfermeiro que assume em vários momentos a função de educador. Objetivo: Tem como objetivo discutir a contribuição da monitoria acadêmica na formação de estudantes principalmente do curso de enfermagem e identificar, a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, como é realizada a oferta de programas de monitoria acadêmica nos cursos de enfermagem das universidades públicas mineiras. Metodologia: Pesquisa documental com abordagem qualitativa realizada a partir de coleta de dados e seleção das fontes, sendo essas, documentos de projetos políticos pedagógicos dos cursos, em seguida realizado a interpretação e análise dos dados coletados. Resultados: A monitoria acadêmica se mostrou presente em todos os projetos políticos pedagógicos analisados, ademais, as informações apresentadas nos PPCs são deficientes. Conclusão: A monitoria acadêmica é uma atividade importante para a formação dos enfermeiros, sobretudo para aqueles que pretendem atuar como docentes e está prevista em todos os PPCs dos cursos de licenciatura analisados. No entanto é uma ação pouco divulgada e utilizada como temática em publicações científicas.
Abstract: Introduction: Academic monitoring is an educational action carried out by students of undergraduate courses that contribute to the construction of specific knowledge about the course and about the initiation to teaching. It is relevant for the training of nurses who assume the role of educator at various times. Objective: It aims to discuss the contribution of academic monitoring in the training of students, mainly in the nursing course, and to identify, based on the Pedagogical Projects of the Courses, how academic monitoring programs are offered in nursing courses at public universities in Minas Gerais. Methodology: Documentary research with a qualitative approach carried out from data collection and selection of sources, which are documents of political pedagogical projects of the courses, then performed the interpretation and analysis of the collected data. Results: Academic monitoring was present in all the pedagogical political projects analyzed, in addition, the information approved in the PPCs is deficient. Conclusion: Academic monitoring is an important activity for the training of nurses, especially for those who intend to act as teachers and is foreseen in all PPCs of the courses of degree analyzed. However, it is a little publicized action and used as a theme in scientific publications.
Keywords: Monitoria
Enfermagem
Docência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ROSA, Camila Rodrigues. Monitoria acadêmica: oferta, desafios e importância nos cursos de Enfermagem. 2023.16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38460
Date of defense: 20-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonitoriaAcadêmicaOferta.pdf137.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons