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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38452
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5087-7511 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | “Para que(m) serve o inglês da escola?”: uma análise de representações discursivas sobre língua inglesa e ensino-aprendizagem em livros didáticos |
Título (s) alternativo (s): | "What (Whom) is school English for?": an analysis of discursive representations of English language and teaching-learning in textbooks |
Autor: | Borges, Jéssica Sousa |
Primer orientador: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Primer miembro de la banca: | Figueira, Luís Fernando Bulhões |
Segundo miembro de la banca: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
Resumen: | O ensino de língua inglesa (LI) compõe o currículo básico da educação regular no Brasil há mais de setenta anos e, durante esse tempo, a motivação para sua implementação foi se transformando em consonância com os cenários histórico-sociais que modificaram o status da LI globalmente e, consequentemente, suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, a LI é considerada uma língua franca (LF), deixando de ser uma língua estrangeira e ocupando um outro espaço no mundo e no ensino-aprendizagem de línguas. Neste trabalho, partimos da hipótese de que, embora documentos que prescrevem diretrizes para o ensino de LI (como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e para a produção de material didático (como os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD) tentem se desvencilhar de discursos que ferem a essência social, política e ideológica da língua e promover um ensino-aprendizagem que não reforce discursos homogêneos e excludentes no processo de ensino-aprendizagem, isso se faz a partir de um processo tenso-conflitivo que deixa (des)velar-se nos livros didáticos (LDs). Dessa forma, este trabalho se propôs a investigar discursividades (re)produzidas em livros didáticos sobre inglês e ensino-aprendizagem a partir de propostas didáticas presentes em materiais aprovados para o ensino médio pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2021. Para isso, (i) delineamos representações discursivas sobre LI e ensino-aprendizagem em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021; (ii) problematizamos a noção da LI como língua franca e investigamos de que forma isso aparece nos LDs; e (iii) discutimos em que medida essas representações presentes nos materiais (não) reforçam crenças que ferem a natureza política e social da língua, que é situada histórica, social e ideologicamente, ou/e (não) contribuem para a manutenção dos interesses, das relações de poder e perspectivas de mundo que já são dominantes. Primeiramente, traçamos um breve panorama histórico sobre a LI e o ensino-aprendizagem de LI, seguido de uma contextualização histórica mais local para entender as diretrizes do ensino de LI nas instituições públicas brasileiras de ensino básico, lançando um olhar especial para a BNCC e o PNLD 2021. Posteriormente, a fim de traçar nosso percurso teórico, nos filiamos à Análise do Discurso Franco-brasileira (ADF) e à Análise Dialógica do Discurso (ADD) para explicar nosso entendimento sobre língua(gem), sujeito e discurso, explorando, posteriormente, algumas contribuições da ADD e da ADF para os estudos de ensino-aprendizagem de línguas. Ainda, discutimos sobre o uso de livros didáticos na sala de aula de língua inglesa a partir dos estudos em Linguística Aplicada (LA). Nas análises, foi possível observar que, nos livros selecionados, a LI é trabalhada a partir do discurso da inevitabilidade e do discurso da completude, ao passo que o ensino-aprendizagem é promovido a partir do discurso da transparência da língua. Logo, concluímos que, apesar de serem elaborados a partir de diretrizes (BNCC e PNLD 2021) que reforçam outras crenças sobre língua e ensino-aprendizagem e terem sido aprovados nessa premissa, estão presentes nos LDs outros discursos que convergem e discordam entre si, mostrando, assim, uma relação tenso-conflitiva entre os documentos que regem a elaboração dos LDs e o que aparece, de fato, neles. |
Abstract: | The teaching of the English language has been part of the basic curriculum of regular education in Brazil for over seventy years and, during that time, the motivation for its implementation has been changing in consonance with the historical-social scenarios that have modified the status of the English language globally and, consequently, its implications in the teaching-learning process. Today, the English language is considered a lingua franca (LF), no longer a foreign language, and occupies another place in the world and in language teaching and learning. In this paper, we start from the hypothesis that, although documents that prescribe guidelines for the teaching of the English language in Brazil (such as the Brazilian National Common Core Curriculum - BNCC) and for the production of teaching materials (such as the edicts of the National Program of Textbooks and Teaching Materials - PNLD) try to squirm out of discourses that undermine the social political and ideological essence of language and promote a teaching-learning that does not reinforce homogeneous and excluding discourses in the teaching-learning process, this is done from a tense-conflictive process that is (un)veiled in textbooks. Thus, this paper proposed to investigate discursivities (re)produced in textbooks about English and teaching-learning from didactic proposals present in materials approved for high school by the PNLD in 2021. To this end, we (i) outlined discursive representations of the English language and teaching-learning in textbooks approved by PNLD 2021; (ii) problematized the notion of English as a lingua franca and investigated how it is presented in the textbooks; and (iii) discussed to what extent these representations present in the materials (do not) reinforce beliefs that undermine the political and social nature of language, which is historically, socially and ideologically situated, or/and (do not) contribute to the maintenance of interests, power relations, and world perspectives that are already dominant. First, we outlined a brief historical overview of the English language and teaching-learning, followed by a more local historical contextualization to understand the guidelines for teaching English in Brazilian public institutions of basic education, casting a special look at the BNCC and the PNLD 2021. To trace our theoretical path, we affiliated ourselves to the French-Brazilian Discourse Analysis and the Dialogic Discourse Analysis to explain our understanding of language, subject, and discourse, subsequently exploring some contributions of Dialogic Discourse Analysis and French-Brazilian Discourse Analysis to language teaching-learning studies. We also discussed textbooks use in the English language classroom based on studies in Applied Linguistics. In the analyses, it was possible to observe that, in the chosen textbooks, English is seen through the discourse of inevitability and completeness. At the same time, the teaching-learning process is promoted through the discourse of a transparent language. Therefore, we concluded that, despite being elaborated based on guidelines (BNCC and PNLD 2021) that reinforce other beliefs about language and teaching-learning and having been approved on this premise, other discourses that converge and disagree with each other are present in the textbooks, thus showing a tense-conflictive relationship between the documents that govern the elaboration of the textbooks and what appears in them. |
Palabras clave: | Análise do Discurso Inglês Livro didático Ensino-aprendizagem Discourse Analysis English textbook teaching-learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Tema: | Linguística Língua inglesa - Estudo e ensino Linguística aplicada Material didático Análise do discurso |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | BORGES, Jéssica Sousa. “Para que(m) serve o inglês da escola?”: uma análise de representações discursivas sobre língua inglesa e ensino-aprendizagem em livros didáticos. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7069 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7069 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38452 |
Fecha de defensa: | 30-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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