Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38435
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9808-5759 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Entre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Cartilhas Escolares do DIP: educação e nacionalismo (1930 - 1945) |
Autor: | Mota, Kauany Soares |
Primer orientador: | Dângelo, Newton |
Primer miembro de la banca: | Santana, Ana Flávia Ribeiro |
Segundo miembro de la banca: | Golovaty, Ricardo |
Resumen: | O governo Vargas (1930-45) ficou marcado pelo mote da busca pela renovação da república, que almejava sua unificação nacional e a construção de uma identidade e projeto nacionais que, juntos, levariam à modernização brasileira. Nesse sentido, os objetivos mais amplos para o Brasil se apresentaram como propósitos da educação, fazendo com que ela operasse como instrumento de poder para formar a sociedade idealizada pelos setores intelectuais e, posteriormente de modo ainda mais profundo, pelo governo, sendo essa, cívica, patriótica e moderna. À vista disso, o presente trabalho tem o propósito de analisar a relação do projeto de educação nacionalista que é estabelecido entre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): A reconstrução educacional no Brasil - ao povo e ao governo e as cartilhas escolares A Juventude no Estado Novo e Getúlio Vargas, o amigo das crianças, produzidas e distribuídas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), às escolas, entre os anos de 1940 e 1945. Procura-se, nesta pesquisa, refletir, portanto, de que maneira esses projetos nacionalistas estão, ou não, articulados? Por que elegem a educação como foco de seus projetos? Se estão pensando na regeneração/renovação do Brasil, que sociedade e nação estão pretendendo formar? |
Abstract: | The Vargas government (1930-45) was marked by the motto of the search for the renewal of the republic, which aimed at its national unification and the construction of a national identity and project that, together, would lead to Brazilian modernization. In this sense, the broader objectives for Brazil were presented as purposes of education, making it operate as an instrument of power to form the society idealized by the intellectual sectors and, later, in an even more profound way, by the government, this being, civic, patriotic and modern. In view of this, the present work has the purpose of analyzing the relationship of the nationalist education project that is established between the Manifest of the Pioneers of New Education (1932): The educational reconstruction in Brazil - to the people and the government and the school booklets Youth in the New State and Getúlio Vargas, the friend of children, produced and distributed by the Department of Press and Propaganda (DIP), to schools, between 1940 and 1945. This research seeks to reflect, therefore, on how these nationalist projects are articulated or not? Why do you choose education as the focus of your projects? If they are thinking about the regeneration/renewal of Brazil, what society and nation are they intending to form? |
Palabras clave: | Nacionalismo Nationalism Educação Education Manifesto dos pioneiros Manifest of the pioneers Estado novo New state Cartilhas escolares School booklets |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MOTA, Kauany Soares. Entre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Cartilhas Escolares do DIP: educação e nacionalismo (1930 - 1945). 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38435 |
Fecha de defensa: | 22-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EntreManifestoPioneiros.pdf | 699.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons