Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Kauany Soares-
dc.date.accessioned2023-07-06T13:58:51Z-
dc.date.available2023-07-06T13:58:51Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationMOTA, Kauany Soares. Entre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Cartilhas Escolares do DIP: educação e nacionalismo (1930 - 1945). 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38435-
dc.description.abstractThe Vargas government (1930-45) was marked by the motto of the search for the renewal of the republic, which aimed at its national unification and the construction of a national identity and project that, together, would lead to Brazilian modernization. In this sense, the broader objectives for Brazil were presented as purposes of education, making it operate as an instrument of power to form the society idealized by the intellectual sectors and, later, in an even more profound way, by the government, this being, civic, patriotic and modern. In view of this, the present work has the purpose of analyzing the relationship of the nationalist education project that is established between the Manifest of the Pioneers of New Education (1932): The educational reconstruction in Brazil - to the people and the government and the school booklets Youth in the New State and Getúlio Vargas, the friend of children, produced and distributed by the Department of Press and Propaganda (DIP), to schools, between 1940 and 1945. This research seeks to reflect, therefore, on how these nationalist projects are articulated or not? Why do you choose education as the focus of your projects? If they are thinking about the regeneration/renewal of Brazil, what society and nation are they intending to form?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectNationalismpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectManifesto dos pioneirospt_BR
dc.subjectManifest of the pioneerspt_BR
dc.subjectEstado novopt_BR
dc.subjectNew statept_BR
dc.subjectCartilhas escolarespt_BR
dc.subjectSchool bookletspt_BR
dc.titleEntre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Cartilhas Escolares do DIP: educação e nacionalismo (1930 - 1945)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0568378366616012pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Ana Flávia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934778202861365pt_BR
dc.contributor.referee2Golovaty, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004722361923859pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552401541298132pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO governo Vargas (1930-45) ficou marcado pelo mote da busca pela renovação da república, que almejava sua unificação nacional e a construção de uma identidade e projeto nacionais que, juntos, levariam à modernização brasileira. Nesse sentido, os objetivos mais amplos para o Brasil se apresentaram como propósitos da educação, fazendo com que ela operasse como instrumento de poder para formar a sociedade idealizada pelos setores intelectuais e, posteriormente de modo ainda mais profundo, pelo governo, sendo essa, cívica, patriótica e moderna. À vista disso, o presente trabalho tem o propósito de analisar a relação do projeto de educação nacionalista que é estabelecido entre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): A reconstrução educacional no Brasil - ao povo e ao governo e as cartilhas escolares A Juventude no Estado Novo e Getúlio Vargas, o amigo das crianças, produzidas e distribuídas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), às escolas, entre os anos de 1940 e 1945. Procura-se, nesta pesquisa, refletir, portanto, de que maneira esses projetos nacionalistas estão, ou não, articulados? Por que elegem a educação como foco de seus projetos? Se estão pensando na regeneração/renovação do Brasil, que sociedade e nação estão pretendendo formar?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode138229956-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreManifestoPioneiros.pdf699.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons