Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38411
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6042-2209
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do índice de qualidade de água entre lagos artificiais e trecho do Rio Uberabinha
Autor(es): Nunes, João Marcos Mota
Primeiro orientador: Moura, Sueli Bertolino
Primeiro membro da banca: Baffi, Milla Alves
Segundo membro da banca: Assis, Tatiane Pereira Santos
Resumo: A água é um recurso vital para a vida humana e animal, bem como para agricultura e indústria. O poluição da água pode ter efeitos negativos na saúde das pessoas, na vida selvagem e no meio ambiente em geral, por isso, é necessário que se realize uma avaliação geral da qualidade do recurso hídrico, para identificar áreas onde a qualidade da água precisa ser melhorada. Uma propriedade da zona rural de Uberlândia possui dois lagos construídos situados em uma área próxima a um trecho do Rio Uberabinha, sendo este, o principal recurso hídrico para o abastecimento da cidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar de forma pontual, a condição da qualidade da água dos ambientes lênticos (lagos) e lóticos (trecho do rio), utilizando o Índice de Qualidade da Água. O estudo foi realizado a partir de uma coleta em cada ambiente, e em seguida analisado, por meio de experimentos químicos, físicos e microbiológicos. Para o Índice de Qualidade da Água, foram analisados novos parâmetros, tendo como base a resolução CONAMA nº 357 de 2005, foram eles: coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio (DBO) fósforo, nitrogênio, pH, sólidos totais, temperatura, turbidez e oxigênio dissolvido. Os resultados do Índice de Qualidade da Água classificaram todos os meios como qualidade boa. Por ser um método que utiliza diversos parâmetros em uma fórmula, muitos índices importantes acabam sendo mascarados, que devem ser monitorados e analisados com maior cuidado. Por exemplo, apesar de serem classificados com “boa”, foi observado uma alta concentração de coliformes termotolerantes, fósforo, confirmando que ocorrem despejos de resíduos para o interior da lagoa e estes resíduos alteram a qualidade da água, sendo necessária uma conscientização dos proprietários e vizinhos do local sobre a importância de cuidar bem do recurso hídrico.
Palavras-chave: Poluição ambiental
Environmental pollution
Índice de qualidade da água
Index of water quality
Recurso hídrico
Water resource
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, João Marcos Mota. Avaliação do índice de qualidade de água entre lagos artificiais e trecho do Rio Uberabinha. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38411
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoÍndiceQualidade.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.