Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38404
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-7294-3710
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inovação e crescimento em microempresas: Um relatório técnico sobre reposicionamento e transformação digital em uma agência de eventos
Título(s) alternativo(s): Innovation and growth in microenterprises: A technical report on repositioning and digital transformation in an events agency
Autor(es): Bernardes, Igor Ávila
Primeiro orientador: Araujo, Camila de
Primeiro membro da banca: Betanho, Cristiane
Segundo membro da banca: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Resumo: Este relatório técnico possui como objetivo apresentar como foi gerado inovação e crescimento em uma microempresa da cidade de Uberlândia por meio da aplicação de duas estratégias: reposicionamento, e, transformação digital. Quanto ao método de pesquisa, foi escolhido o exploratório-descritivo. Além disso, foi utilizada a técnica de observação e participação direta, com um total de 17 reuniões semanais em um período de quatro meses. Outrossim, é importante mencionar que a Crisdecore tem lidado com dois grandes desafios atualmente, seu ciclo de vendas está muito lento e seu número de vendas está muito baixo. Em relação à estratégia de reposicionamento, foi proposto modificar três pontos focais para reduzir o ciclo de vendas, e, consequentemente, gerar inovação. Já em relação à estratégia de transformação digital, foi proposto modificar três outros pontos focais para aumentar o número de vendas, e, consequentemente gerar crescimento. Como esperado, a implementação dessas modificações resultou em impactos positivas para a Crisdecore, ou seja, o objetivo de tentar gerar inovação e crescimento na microempresa, com base nas estratégias de reposicionamento e transformação digital, foi alcançado com sucesso. E, como a tentativa inteira foi documentada, o segundo objetivo também foi alcançado. Assim, além deste trabalho servir como incentivo a outras microempresas em situações similares, os dois grandes desafios da Crisdecore foram solucionados.
Abstract: This technical report has the objective to present how innovation and growth was generated in a micro enterprise in the city of Uberlândia through the application of two strategies: repositioning, and, digital transformation. As for the research method, the exploratory- descriptive was chosen. In addition, the technique of observation and direct participation was used, with a total of 17 weekly meetings over a period of four months. Furthermore, it is important to mention that Crisdecore is currently dealing with two major challenges, its sales cycle is very slow and its number of sales is very low. Regarding the repositioning strategy, it was proposed to modify three focal points to reduce the sales cycle, and, consequently, generate innovation. As for the digital transformation strategy, it was proposed to modify three other focal points to increase the number of sales, and, consequently generate growth. As expected, the implementation of these modifications resulted in positive impacts for Crisdecore, that is, the objective of trying to generate innovation and growth in the microenterprise, based on the repositioning and digital transformation strategies, was successfully achieved. And, as the entire attempt was documented, the second objective was also achieved. Thus, in addition to this work serving as an incentive for other micro enterprises in similar situations, the two major challenges of Crisdecore were solved.
Palavras-chave: Inovação em microempresas
Crescimento em microempresas
Reposicionamento
Transformação digital
Agência de eventos
Innovation in micro enterprises
Growth in micro enterprises
Repositioning
Digital transformation
Events agency
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BERNARDES, Igor Ávila. Inovação e crescimento em microempresas: Um relatório técnico sobre reposicionamento e transformação digital em uma agência de eventos. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38404
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InovacaoCrescimentoMicroempresas.pdfTCC2.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons