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dc.creatorSilva, Arthur Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:31:25Z-
dc.date.available2023-07-04T14:31:25Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Arthur Alves de Oliveira. Algoritmos de aprendizagem de máquina nas redes sociais: Uma leitura psicanalítica. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38368-
dc.description.abstractPsychoanalysis had a lot of transformations along the Freudian work. Sigmund Freud recognized that his theory was able to be transformed according to the clinical phenomena that emerged and to the social and political transformations of its time. By the comprehension that that mutation is part of the history of Psychoanalysis as a whole, this research sought to investigate contemporary aspects that weren’t contemplated in the classical productions, in particular, the social media. Research works that elaborate the subject in contemporaneity were retaken, considering that it’s in the prevalence of the body, action and intensity that the discontent makes its presence nowadays, not only in the classical conflictual form theorized by Freud. On the assumption of the subjective constitution that has the Market as the big Other that offers a lot of content, the subject comes across countless contradictions and inconsistencies, causing a confusion between demand and desire. We interrogated about how that subject of the digital culture relates to the Machine Learning (M.L.) algorithms present in the diversity of digital apps, considering that the artificial intelligences personalizes the content offered in the feed, paralyzing the subject. Thus, it was possible to write some insights about alienation, anguish, inhibition and desire of the contemporary subject in face of digital culture, recognizing its specificities in comparison to Sigmund Freud’s time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.titleAlgoritmos de aprendizagem de máquina nas redes sociais: Uma leitura psicanalíticapt_BR
dc.title.alternativeMachine learning algorithms in social networks: A psychoanalytic readingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000pt_BR
dc.contributor.referee1Gomide, Ana Paula de Ávila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745695265266949pt_BR
dc.contributor.referee2Tachibana, Miriam-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3752881575325289pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Bruno Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926853352680880pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Psicanálise passou por diversas transformações dentro da obra freudiana. Sigmund Freud reconhecia que sua teoria era passível de transformação de acordo com os fenômenos clínicos que surgiam e com as transformações sociais e políticas de seu tempo. Entendendo que essa mutabilidade faz parte da história da Psicanálise como um todo, esta pesquisa buscou investigar aspectos contemporâneos que não foram contemplados nas produções clássicas da Psicanálise, em especial, os fenômenos das redes sociais. Foram retomadas obras que pensam o sujeito na contemporaneidade, considerando que é na prevalência dos registros do corpo, da ação e da intensidade que o mal-estar se faz patente na atualidade, e não tão somente na forma conflitual clássica de Freud. Parte-se de uma compreensão contemporânea da constituição subjetiva que tem o Mercado como grande Outro que oferece mercadologicamente diversos conteúdos, na qual o sujeito se depara com inúmeras contradições e inconsistências, provocando uma confusão entre demanda e desejo. Interrogou-se sobre como este sujeito da cultura digital se relaciona com os algoritmos de Aprendizagem de Máquina (A.M.) presentes nos diversos apps digitais, considerando que as inteligências artificiais personalizam os conteúdos oferecidos nos feeds, paralisando o sujeito. Dessa forma, foi possível traçar algumas compreensões sobre a alienação, a angústia, a inibição e o desejo do sujeito contemporâneo diante da cultura digital, reconhecendo suas especificidades em comparação com a época de Sigmund Freud.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode138089784-
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