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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-06-28
Título: Obrigações tributárias acessórias: percepções em relação ao ensino no curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Carvalho, Nicole Rocha
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Mendes de
Primeiro membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo membro da banca: Borges, Railene Oliveira
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar a percepção de discentes e docentes acerca do ensino de conteúdos relacionados às obrigações tributárias acessórias no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. A pesquisa possui natureza descritiva, com abordagem quantitativa em relação à análise dos dados. Os dados foram coletados por meio de questionários, com a obtenção de 84 respostas dos discentes e nove respostas do corpo docente. Os resultados demonstram que os discentes não se sentem preparados para trabalhar com as obrigações tributárias acessórias, assim como existem docentes que não se sentem capacitados para ministrar disciplinas que trabalhem a temática. Dentre as estratégias de ensino para abordar assuntos que compreendem obrigações tributárias acessórias, existe uma paridade entre a visão dos discentes e docentes, que destacaram palestras e aulas expositivas como sendo os mais utilizados. Observou-se que o curso oferece entendimento básico em relação às referidas obrigações, sendo que há discentes e docentes que consideram que os conteúdos ofertados são satisfatórios para o mercado de trabalho, enquanto outros classificaram como insatisfatórios. De forma geral, os discentes e docentes acreditam na importância do ensino das obrigações, inclusive demonstram interesse em atividades extracurriculares para expansão desse conhecimento.
Abstract: The study aimed to analyze the perception of students and teachers about the teaching of content related to accessory tax obligations in the Accounting Science course at the Federal University of Uberlândia, Pontal campus. The research is descriptive in nature, with a quantitative approach to data analysis. The data were collected through questionnaires, with 84 answers from the students and nine answers from the faculty. The results show that the students do not feel prepared to work with the accessory tax obligations, just as there are teachers who do not feel qualified to teach subjects that work with the theme. Among the teaching strategies to address issues that include accessory tax obligations, there is parity between the views of students and teachers, who highlighted lectures and lecture classes as being the most used. It was observed that the course offers a basic understanding of these obligations, and there are students and teachers who consider that the contents offered are satisfactory for the labor market, while others classified them as unsatisfactory. In general, the students and teachers believe in the importance of teaching the obligations, including showing interest in extracurricular activities to expand this knowledge.
Palavras-chave: Obrigações tributárias acessórias
Ensino
Docentes
Discentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Nicole Rocha. Obrigações tributárias acessórias: percepções em relação ao ensino no curso de Ciências Contábeis. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38359
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

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