Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38356
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4831-2731
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Elaboração de um guia de atividades e recursos didáticos para o ensino de temas biológicos para estudantes portadores de síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): Elaboration of a guide of activities and didactic resources for teaching biological topics to students with Down syndrome
Autor(es): Pinto, Andreza Oliveira
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Carmo de
Primeiro membro da banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo membro da banca: Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que é causada por uma divisão atípica, pela presença do cromossomo 21 que se encontram presentes nas células do corpo. Crianças portadoras da SD, possuem características diversas que se diferem das crianças normais, que podem afetar em seu desenvolvimento escolar. Considerando as informações procuramos por meio de todas as dificuldades descritas que possam surgir durante a trajetória dessas crianças no período em que elas ingressam na escola, buscamos descrever maneiras avaliativas que poderiam auxiliar na educação dessas crianças, em meio de pesquisa bibliográfica ver se existem resultados eficazes que são geradas atividades por jogos avaliativos, exercícios diferentes em possam melhorar o aprendizado desses alunos. A inclusão de crianças com necessidades especiais trouxe muitos desafios aos professores que, mesmo com apoio do Atendimento Educacional Especializado, necessitam de um planejamento muito cuidadoso e voltado para tais condições específicas. Considerando o conhecimento biológico, muitas vezes complexos, este trabalho buscou listar trabalhos que revelam atividades e recursos que podem auxiliar no planejamento dos professores em diferentes fases da escolarização. Por meio de uma pesquisa no Portal de Referências Bibliográficas, Google Acadêmico e em sites da web, apresentamos referências de atividades para o ensino de conhecimentos biológicos, que possam inspirar e apoiar o/a professor/a. Não foi possível encontrar muitos trabalhos específicos para o ensino do estudante com SD, mas desejamos que as sugestões apresentadas possam auxiliar professores/as a estimularem seus e suas estudantes com necessidades especiais. As atividades encontradas foram organizadas, em quadros, como um Guia, com base na organização do conhecimento presente na Base Nacional Comum Curricular. Os recursos pedagógicos encontrados revelam que há uma atenção às séries iniciais e para a etapa inicial do Ensino Fundamental. Mas pelas características destas propostas, os recursos pedagógicos podem ser adaptados para atender estudantes com SD em outras etapas do Ensino Básico.
Palavras-chave: BNCC
Educação básica
Educação especial
Inclusão
Ciências
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PINTO, Andreza Oliveira. Elaboração de um guia de atividades e recursos didáticos para o ensino de temas biológicos para estudantes portadores de síndrome de Down. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38356
Data de defesa: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaboraçãoGuiaAtividades.pdfTCC859.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.