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dc.creatorPinto, Andreza Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-04T13:46:13Z-
dc.date.available2023-07-04T13:46:13Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationPINTO, Andreza Oliveira. Elaboração de um guia de atividades e recursos didáticos para o ensino de temas biológicos para estudantes portadores de síndrome de Down. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38356-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleElaboração de um guia de atividades e recursos didáticos para o ensino de temas biológicos para estudantes portadores de síndrome de Downpt_BR
dc.title.alternativeElaboration of a guide of activities and didactic resources for teaching biological topics to students with Down syndromept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Deividi Marcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que é causada por uma divisão atípica, pela presença do cromossomo 21 que se encontram presentes nas células do corpo. Crianças portadoras da SD, possuem características diversas que se diferem das crianças normais, que podem afetar em seu desenvolvimento escolar. Considerando as informações procuramos por meio de todas as dificuldades descritas que possam surgir durante a trajetória dessas crianças no período em que elas ingressam na escola, buscamos descrever maneiras avaliativas que poderiam auxiliar na educação dessas crianças, em meio de pesquisa bibliográfica ver se existem resultados eficazes que são geradas atividades por jogos avaliativos, exercícios diferentes em possam melhorar o aprendizado desses alunos. A inclusão de crianças com necessidades especiais trouxe muitos desafios aos professores que, mesmo com apoio do Atendimento Educacional Especializado, necessitam de um planejamento muito cuidadoso e voltado para tais condições específicas. Considerando o conhecimento biológico, muitas vezes complexos, este trabalho buscou listar trabalhos que revelam atividades e recursos que podem auxiliar no planejamento dos professores em diferentes fases da escolarização. Por meio de uma pesquisa no Portal de Referências Bibliográficas, Google Acadêmico e em sites da web, apresentamos referências de atividades para o ensino de conhecimentos biológicos, que possam inspirar e apoiar o/a professor/a. Não foi possível encontrar muitos trabalhos específicos para o ensino do estudante com SD, mas desejamos que as sugestões apresentadas possam auxiliar professores/as a estimularem seus e suas estudantes com necessidades especiais. As atividades encontradas foram organizadas, em quadros, como um Guia, com base na organização do conhecimento presente na Base Nacional Comum Curricular. Os recursos pedagógicos encontrados revelam que há uma atenção às séries iniciais e para a etapa inicial do Ensino Fundamental. Mas pelas características destas propostas, os recursos pedagógicos podem ser adaptados para atender estudantes com SD em outras etapas do Ensino Básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode138088342-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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