Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38354
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-5117-603X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Do cotidiano registrado nas crônicas ao dia a dia docente: potencialidades das crônicas de Lima Barreto e da revista Careta no ensino de História |
Título (s) alternativo (s): | From the daily life recorded in the chronicles to the daily teaching routine: potentialities of the chronicles of Lima Barreto and the magazine Careta in the teaching of History |
Autor: | Frêdo, Arthur Camargo |
Primer orientador: | Silveira, Daniela Magalhães da |
Primer miembro de la banca: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
Segundo miembro de la banca: | Morais, Sergio Paulo |
Resumen: | O presente artigo busca investigar a potencialidade das crônicas de Lima Barreto, publicadas entre os anos de 1920 e 1922 na revista Careta, para o entendimento do processo de modernização da sociedade carioca ocorrido no início do século XX. Soma-se a isso o objetivo de entender de quais formas as fontes literária e impressa podem contribuir para um Ensino de História alternativo ao tradicional. Nesse percurso, foram estudados a materialidade do periódico, a trajetória do autor e o contexto em que ambos estavam inseridos. Em seguida, propõe-se a utilização de uma crônica de Lima Barreto e a respectiva edição da Careta em que foi publicada para as aulas de História. Conclui-se que o crítico relato elaborado por Lima Barreto através de suas variadas crônicas, bem como os aspectos característicos da revista Careta, são bastante ricos para a construção de um Ensino de História que se pretende mais interativo, complexo e diversificado. |
Abstract: | This article seeks to investigate the potentiality of Lima Barreto's chronicles, published between the years 1920 and 1922 in Careta magazine, to understand the process of modernization of Rio de Janeiro society that took place at the beginning of the 20th century. Added to this is the objective to understand in what ways literary and printed sources can contribute to a teaching of Alternative to traditional history. Along the way, the materiality of the periodical, the trajectory of the author and the context in which both were inserted. Right away, it is proposed to use a chronicle by Lima Barreto and the respective edition of Careta in which It was published for History classes. It is concluded that the critical report elaborated by Lima Barreto through its varied chronicles, as well as the characteristic aspects of the magazine Careta, are quite rich for the construction of a History Teaching that intends to be more interactive, complex and diverse. |
Palabras clave: | Ensino de História Literatura Imprensa Lima Barreto |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FRÊDO, Arthur Camargo. Do cotidiano registrado nas crônicas ao dia a dia docente: potencialidades das crônicas de Lima Barreto e da revista Careta no ensino de História. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38354 |
Fecha de defensa: | 28-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CotidianoRegistradoCrônicas.pdf | TCC = Trabalho de Conclusão de Curso | 863.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons