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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0524-3103
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O trabalho com o gênero resenha crítica nas aulas de língua portuguesa: a contribuição das metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): The work with the genre critical review in portuguese language classes: the contribution of active methodologies
Autor(es): Alves, Deyse Souza
Primeiro orientador: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Primeiro membro da banca: Pereira, Daniervelin Renata Marques
Segundo membro da banca: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
Resumo: Sabemos das inúmeras dificuldades encontradas tanto pelos professores de Língua Portuguesa quanto pelos estudantes quando é proposta uma atividade de produção textual que materialize algum gênero do discurso, como a resenha crítica, o texto de opinião, o editorial entre outros. Entendemos também que o trabalho com esses gêneros não pode mais apresentar caráter de “simulacro” tal qual aponta Bezerra (2020). Dessa forma, este estudo tem por objetivo investigar como uma proposta didática de ensino de Língua Portuguesa, pautada no uso de metodologias ativas, pode auxiliar estudantes de 8° ano de uma escola pública a compreender e produzir o gênero resenha crítica. A escolha desse gênero se deu porque acreditamos que ele está presente no cotidiano dos estudantes e, por isso, é necessário que eles tenham um conhecimento mais profundo acerca de suas características específicas, conforme salienta a BNCC (BRASIL, 2018). Ademais, por ser um gênero que apresenta características argumentativas, acreditamos que, conforme Koch e Elias (2020), argumentar é uma prática inata ao ser humano. Daí a importância deste trabalho, que apresenta em sua proposta didática a possibilidade de os estudantes-partícipes terem contato com exemplares diversos de resenhas críticas a fim de que desenvolvam conhecimento acerca desse gênero e aprimorem sua competência argumentativa durante a produção de suas próprias resenhas críticas. Para isso, teoricamente, apoiamo-nos em Bakhtin (1997; 2016), Abreu (2009), Koch e Elias (2020), Geraldi (1997; 2010), Machado, Lousada, Abreu-Tardelli (2004), Marcuschi (2001; 2008), Moran (2018), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), dentre outros autores que tratam de temas de interesse deste estudo. Metodologicamente, adotamos a pesquisa-ação de Thiollent (1996), a abordagem qualitativa de Michel (2009) e analisamos as respostas obtidas por meio de uma metodologia de caráter interpretativista, conforme salienta Bortoni-Ricardo (2008). Nossa proposta didática foi inspirada em Rojo e Moura (2012), pois se trata de um protótipo navegável que pode ser adaptado por outros professores de acordo com a realidade da turma de aplicação. Durante os onze encontros sugeridos na proposta, percebemos que os estudantes envolvidos compreenderam e produziram o gênero resenha crítica, apresentando os elementos composicionais, temáticos e estilísticos específicos desse gênero. As produções circularam entre o público real da escola de aplicação, o que vem ao encontro de Geraldi (2010), que defende a importância de práticas de escrita pautadas no universo mais real possível para os estudantes.
Abstract: We know of the many issues both Portuguese language teachers and students face when a proposed text writing activity aims at materializing a speech genre, such as critical reviews, editorial articles, among others. We also understand that the work with these genres should no longer display a "simulacrum" character, as pointed out by Bezerra (2020). Based on this knowledge, this paper aims at investigating how a didactic proposal of Portuguese language teaching, based on the usage of active methodologies, can aid students of a public school currently in Year 8 to understand and write critical reviews. This genre was chosen because we believe that it is present in the students's everyday lives and, thus, it is necessary for them to have a deeper understanding of its specific attributes, as underlined by BNCC, the National Common Curriculum Base (BRASIL, 2018). Furthermore, this genre has argumentative traits, and we believe that arguing is innate to human beings, as maintained by Koch and Elias (2020). Hence the relevance of this work, which presents, in its didactic proposal, the possibility of participating-students coming into contact with varied examples of critical reviews with the intention that they develop knowledge of this genre and improve their argumentative abilities during the writing of their own critical reviews. For this, we based ourselves in the theories of Bakhtin (1997; 2016), Abreu (2009), Koch and Elias (2020), Geraldi (1997; 2010), Machado, Lousada, Abreu-Tardelli (2004), Marcuschi (2001; 2008), Moran (2018), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014), among other authors who address this study's subject. Methodologically, we adopted Thiollent's (1996) action research, Michel's (2009) qualitative approach, and, through Bortoni-Ricardo's (2008) interpretative methodology, we interpreted the responses obtained. Our didactic proposal was inspired by Rojo and Moura (2012), a travelable prototype that can be adapted by other teachers according to the realities of the classes it will be applied to. During the eleven meetings suggested in the proposal, we noticed that the participating students understood and wrote pieces of the critical review genre, displaying its constituting, thematic, and stylistic elements particular to the genre. The pieces written circulated amongst the real community of the school where the study took place, as suggested by Geraldi (2010), who advocates the importance of writing practices based on a universe as close to the students's reality as possible.
Palavras-chave: Resenha Crítica
Metodologias ativas
Protótipo navegável
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa
Critical review
Portuguese language teaching
Travelable prototype
Active methodology
Argumentation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Assunto: Linguística
Resenhas
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Educação permanente)
Língua portuguesa - Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: ALVES, Deyse Souza. O trabalho com o gênero resenha crítica nas aulas de Língua Portuguesa: a contribuição das metodologias ativas. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.209
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.209
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38353
Data de defesa: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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