Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38313
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A crisálida vira borboleta: formação acadêmica e experiência profissional docente transformadora-emancipatória
Autor(es): Melo, Geovana Ferreira
Primeiro membro da banca: Silva, Marcelo Soares Pereira
Segundo membro da banca: Pimenta, Selma Garrido
Terceiro membro da banca: Tuttman, Malvina Tânia
Quarto membro da banca: Guimarães, Selva
Resumo: A presente produção cumpre parte dos requisitos exigidos para a Promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular na Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Portaria do MEC nº 982, de 3 de outubro de 2013, regulamentada pela Resolução nº 3/2017, do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia, de 09 de junho de 2017. Minha opção foi pela elaboração do Memorial Acadêmico por considerar que, mesmo sendo desafiador o processo de vasculhar as memórias, revisitar experiências e retomar o caminho trilhado, eu teria a oportunidade de fazer uma autoavaliação desses percursos. E, assim, ter a oportunidade de, ao sistematizar meu processo de auto-reconstrução biográfica, poder ressignificar minha história de vida pessoal e profissional. Além disso, o Memorial representa a explicitação sistematizada à comunidade acadêmica de minha atuação profissional na Universidade Federal de Uberlândia e do compromisso institucional nestes 21 anos como professora de seu quadro permanente. Apresento o texto organizado em sessões que retratam brevemente minhas primeiras vivências escolares e profissionais no magistério básico, a saber: a) os primeiros anos escolares; b) o curso profissionalizante de magistério; c) as primeiras experiências no magistério básico; d) o ingresso no curso de Pedagogia; e) o ingresso no mestrado em educação; e, mais detalhadamente apresento o conjunto de atividades do período compreendido entre 2002 a 2023 como servidora pública concursada para o exercício da docência na Faculdade de Educação. Coerente com meus pressupostos epistemológicos essa segunda parte é exposta a partir dos ciclos de vida profissional no magistério superior (ISAIA, 2005), assim desenvolvido: a) anos iniciais (0-5), anos intermediários (6- 15) e anos finais (de 16 anos até os dias atuais). Três eixos foram estruturantes de minha prática profissional, a saber: Educação emancipatória, Afetividade e Gestão democrática. Com a consciência de ter dedicado grande parte de minha vida com profundo envolvimento nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, concluo que me sinto realizada profissionalmente, pois, alcei longos e gratificantes voos, polinizei conhecimentos e, sobretudo aprendi muito, tendo vivido a vida acadêmica em sua profundidade e inteireza. Concluo reafirmando meu compromisso com educação pautada nas premissas constitucionais, nas suas dimensões científica e política, ancorada em processos coletivos, participativos e democráticos, em que sejam garantidas as condições de acesso, permanência e conclusão dos processos formativos para todas as pessoas.
Palavras-chave: Memorial acadêmico
Ciclos de vida p rofissional
Docência universitária
Desenvolvimento profissional e humano
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Professores universitários
Desenvolvimento profissional
Docência
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MELO, Geovana Ferreira. A crisálida vira borboleta: formação acadêmica e experiência profissional docente transformadora-emancipatória. 2023. 178 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38313
Data de defesa: 30-Jul-2023
Aparece nas coleções:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acrisálidaviraborboleta.pdfMemorial Descritivo10.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.