Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38313Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Geovana Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-03T16:38:45Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-03T16:38:45Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-30 | - |
| dc.identifier.citation | MELO, Geovana Ferreira. A crisálida vira borboleta: formação acadêmica e experiência profissional docente transformadora-emancipatória. 2023. 178 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38313 | - |
| dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Memorial acadêmico | pt_BR |
| dc.subject | Ciclos de vida p rofissional | pt_BR |
| dc.subject | Docência universitária | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento profissional e humano | pt_BR |
| dc.title | A crisálida vira borboleta: formação acadêmica e experiência profissional docente transformadora-emancipatória | pt_BR |
| dc.type | Memorial | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Marcelo Soares Pereira | - |
| dc.contributor.referee2 | Pimenta, Selma Garrido | - |
| dc.contributor.referee3 | Tuttman, Malvina Tânia | - |
| dc.contributor.referee4 | Guimarães, Selva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8047532255499546 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente produção cumpre parte dos requisitos exigidos para a Promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular na Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Portaria do MEC nº 982, de 3 de outubro de 2013, regulamentada pela Resolução nº 3/2017, do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia, de 09 de junho de 2017. Minha opção foi pela elaboração do Memorial Acadêmico por considerar que, mesmo sendo desafiador o processo de vasculhar as memórias, revisitar experiências e retomar o caminho trilhado, eu teria a oportunidade de fazer uma autoavaliação desses percursos. E, assim, ter a oportunidade de, ao sistematizar meu processo de auto-reconstrução biográfica, poder ressignificar minha história de vida pessoal e profissional. Além disso, o Memorial representa a explicitação sistematizada à comunidade acadêmica de minha atuação profissional na Universidade Federal de Uberlândia e do compromisso institucional nestes 21 anos como professora de seu quadro permanente. Apresento o texto organizado em sessões que retratam brevemente minhas primeiras vivências escolares e profissionais no magistério básico, a saber: a) os primeiros anos escolares; b) o curso profissionalizante de magistério; c) as primeiras experiências no magistério básico; d) o ingresso no curso de Pedagogia; e) o ingresso no mestrado em educação; e, mais detalhadamente apresento o conjunto de atividades do período compreendido entre 2002 a 2023 como servidora pública concursada para o exercício da docência na Faculdade de Educação. Coerente com meus pressupostos epistemológicos essa segunda parte é exposta a partir dos ciclos de vida profissional no magistério superior (ISAIA, 2005), assim desenvolvido: a) anos iniciais (0-5), anos intermediários (6- 15) e anos finais (de 16 anos até os dias atuais). Três eixos foram estruturantes de minha prática profissional, a saber: Educação emancipatória, Afetividade e Gestão democrática. Com a consciência de ter dedicado grande parte de minha vida com profundo envolvimento nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, concluo que me sinto realizada profissionalmente, pois, alcei longos e gratificantes voos, polinizei conhecimentos e, sobretudo aprendi muito, tendo vivido a vida acadêmica em sua profundidade e inteireza. Concluo reafirmando meu compromisso com educação pautada nas premissas constitucionais, nas suas dimensões científica e política, ancorada em processos coletivos, participativos e democráticos, em que sejam garantidas as condições de acesso, permanência e conclusão dos processos formativos para todas as pessoas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 178 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Professores universitários | - |
| dc.subject.autorizado | Desenvolvimento profissional | - |
| dc.subject.autorizado | Docência | - |
| Appears in Collections: | MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Acrisálidaviraborboleta.pdf | Memorial Descritivo | 10.06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
