Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38304
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O impacto das políticas de gestão de pessoas em empresas de cosméticos que adotam como estratégia o marketing multinível e vendas diretas
Autor(es): Rezende, Alexandre Abreu
Primeiro orientador: Maemura, Marcia Mitie Durante
Primeiro membro da banca: Carrijo, MIchele de Castro
Segundo membro da banca: Ramos, Noezia Maria
Resumo: Com um mercado organizacional cada vez mais competitivo e globalizado como o atual, ter grande eficiência em todos os processos de uma empresa torna-se de extrema importância. Nesse sentido, a área de Recursos Humanos torna-se cada vez mais protagonista no atingimento de resultados estratégicos de qualquer organização, pois a força de trabalho humana e seus resultados ditam a eficiência e eficácia de todos os setores de uma empresa. Dessa forma, O objetivo deste artigo é examinar o impacto das políticas de gestão de pessoas voltadas para vendedores autônomos em empresas que produzem e praticam a comercialização de cosméticos. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, usando uma metodologia de pesquisa denominada como “bola de neve”, possibilitando assim, nove entrevistas com revendedoras de cosméticos de grandes marcas. A análise dos dados confirmou a importância crítica de certas práticas de gestão de pessoas nessa estratégia organizacional, especialmente no contexto do marketing multinível. Os resultados obtidos ajudam a compreender dados de revendedoras e de ações das empresas que impactam fortemente em futuras vendas. Estes dados auxiliam gestores das principais empresas de cosméticos a desenvolver estratégias de motivação, recrutamento e desenvolvimento de suas equipes de vendas diretas.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Vendedores autônomos
Cosméticos
Marketing multinível
Motivação
Políticas de gestão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REZENDE, Alexandre Abreu. O impacto das políticas de gestão de pessoas em empresas de cosméticos que adotam como estratégia o Marketing Multinível e Vendas Diretas. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38304
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactoPolíticasGestão.pdf628.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.