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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise da cadeia da soja com enfoque no elo dos multiplicadores de sementes certificadas e suas estratégias competitivas
Autor: Amorim, Caroline Rodrigues de Amorim
Primer orientador: Catão, Hugo Cesar Rodrigues Moreira
Primer miembro de la banca: Oliveira, Erickson Paulo de
Segundo miembro de la banca: Júnior, Adílio de Sá
Resumen: Alavancada pelo crescimento populacional que culmina no aumento do consumo de proteínas, a soja se tornou uma relevante commodity no cenário global do agronegócio. Na intenção de aumentar a produtividade da soja, o investimento em manejo sustentável e tecnologias ganhou peso. Sendo a semente um dos meios mais fáceis para implantar tais tecnologias, empresas de pesquisa e desenvolvimento do elo da cadeia produtiva da soja criaram um ambiente institucional favorável não só para seu próprio ramo, como também para a indústria seguinte, a responsável pela multiplicação de sementes certificadas. Assim, o presente trabalho analisa a adoção de estratégias competitivas no segmento de multiplicação de sementes certificadas em empresas atuantes no Cerrado Brasileiro. Para tanto, partiu-se de autores como Kon (1999), Schumpeter (1961) Guimarães (1982), entre outros, que discutem estratégias competitivas como diferenciação e esforço de venda, diversificação, processo de destruição criadora, além de outras estratégias para capazes de manter as empresas num mercado competitivo, com elevada carga tributária e a baixa margem desse mercado oligopolizado. Conclui-se que as empresas multiplicadoras de sementes certificadas de soja aplicam algumas das estratégias competitivas, como a diferenciação, diversificação e o esforço de venda.
Abstract: Leveraged by population growth that culminates in increased protein consumption, soy has become a relevant commodity in the global agribusiness scenario. With the intention of increasing oilseed productivity, investment in sustainable management and technologies gained weight. Since seed is one of the easiest means to implement such technologies, research and development companies in the soy production chain have created a favorable institutional environment not only for their own branch, but also for the following industry, which is responsible for the multiplication of seeds. Thus, the present work analyzes the adoption of competitive strategies in the seed multiplication segment in companies operating in the Brazilian Cerrado. To do so, authors such as Kon (1999), Schumpeter (1961), Guimarães (1982), among others, discuss competitive strategies such as differentiation and sales effort, diversification, creative destruction process, in addition to other strategies for capable to keep companies in a competitive market, with a high tax burden and the low margin of this oligopolistic market. It is concluded that soybean seed multiplying companies apply some of the competitive strategies, such as differentiation, diversification and sales effort.
Palabras clave: Soja
Multiplicadores
Diferenciação
Estratégias
Diversificação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMORIM, Caroline Rodrigues de. Análise da cadeia da soja com enfoque no elo dos multiplicadores de sementes certificadas e suas estratégias competitivas.2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38283
Fecha de defensa: 6-may-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

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