Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Caroline Rodrigues de Amorim-
dc.date.accessioned2023-06-30T17:02:22Z-
dc.date.available2023-06-30T17:02:22Z-
dc.date.issued2023-05-06-
dc.identifier.citationAMORIM, Caroline Rodrigues de. Análise da cadeia da soja com enfoque no elo dos multiplicadores de sementes certificadas e suas estratégias competitivas.2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38283-
dc.description.abstractLeveraged by population growth that culminates in increased protein consumption, soy has become a relevant commodity in the global agribusiness scenario. With the intention of increasing oilseed productivity, investment in sustainable management and technologies gained weight. Since seed is one of the easiest means to implement such technologies, research and development companies in the soy production chain have created a favorable institutional environment not only for their own branch, but also for the following industry, which is responsible for the multiplication of seeds. Thus, the present work analyzes the adoption of competitive strategies in the seed multiplication segment in companies operating in the Brazilian Cerrado. To do so, authors such as Kon (1999), Schumpeter (1961), Guimarães (1982), among others, discuss competitive strategies such as differentiation and sales effort, diversification, creative destruction process, in addition to other strategies for capable to keep companies in a competitive market, with a high tax burden and the low margin of this oligopolistic market. It is concluded that soybean seed multiplying companies apply some of the competitive strategies, such as differentiation, diversification and sales effort.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectMultiplicadorespt_BR
dc.subjectDiferenciaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectDiversificaçãopt_BR
dc.titleAnálise da cadeia da soja com enfoque no elo dos multiplicadores de sementes certificadas e suas estratégias competitivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Catão, Hugo Cesar Rodrigues Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0525008239150316pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Erickson Paulo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1762959868085127pt_BR
dc.contributor.referee2Júnior, Adílio de Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5793124431767764pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAlavancada pelo crescimento populacional que culmina no aumento do consumo de proteínas, a soja se tornou uma relevante commodity no cenário global do agronegócio. Na intenção de aumentar a produtividade da soja, o investimento em manejo sustentável e tecnologias ganhou peso. Sendo a semente um dos meios mais fáceis para implantar tais tecnologias, empresas de pesquisa e desenvolvimento do elo da cadeia produtiva da soja criaram um ambiente institucional favorável não só para seu próprio ramo, como também para a indústria seguinte, a responsável pela multiplicação de sementes certificadas. Assim, o presente trabalho analisa a adoção de estratégias competitivas no segmento de multiplicação de sementes certificadas em empresas atuantes no Cerrado Brasileiro. Para tanto, partiu-se de autores como Kon (1999), Schumpeter (1961) Guimarães (1982), entre outros, que discutem estratégias competitivas como diferenciação e esforço de venda, diversificação, processo de destruição criadora, além de outras estratégias para capazes de manter as empresas num mercado competitivo, com elevada carga tributária e a baixa margem desse mercado oligopolizado. Conclui-se que as empresas multiplicadoras de sementes certificadas de soja aplicam algumas das estratégias competitivas, como a diferenciação, diversificação e o esforço de venda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAgronomiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseCadeiaSoja.pdfTCC525.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.