Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38268
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-06-28
Título: Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas
Título(s) alternativo(s): Financial literacy of high school students from public institutions
Autor(es): Souza, Gladistone Cosme de
Primeiro orientador: Barbosa, Josilene da Silva
Primeiro membro da banca: Barbosa, Josilene da Silva
Segundo membro da banca: Fratari, Oleyr Franco
Terceiro membro da banca: Oliveira Neto, Odilon José de
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas do munícipio de Ituiutaba/MG, e especificamente analisar a associação do nível de alfabetização financeira com fatores socioeconômicos e demográficos. Para isso, foi utilizado um questionário aplicado diretamente a uma amostra de 93 estudantes do ensino médio de diferentes instituições públicas. Após a aplicação do questionário os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e testes de correlação, de normalidade e de comparação entre grupos. Os resultados mostraram que, em sua maioria os estudantes têm bom comportamento e atitude financeira, porém, não são bem alfabetizados financeiramente, conforme índices atingidos pelos respondentes neste quesito. Também notou-se a insuficiência de conhecimento financeiro por partes dos estudantes dado que apenas aproximadamente 2% atingiram pontuação acima de 50 neste quesito. Os resultados são úteis por indicarem a necessidade de as instituições de ensino estabelecerem ações e/ou estratégias educacionais que contribuam para a alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio na área de abrangência do estudo, sugerindo-se revisitar os currículos de disciplinas cujo conteúdo associe-se direta ou indiretamente a aprendizado de finanças. Logo, espera-se que os resultados da pesquisa contribuíram direta e indiretamente com a sociedade de modo geral, uma vez que indivíduos financeiramente alfabetizados tendem a administrar eficientemente o dinheiro, tanto no âmbito pessoal e familiar, quanto no meio empresarial.
Abstract: This research aimed to verify the level of financial literacy of high school students from public institutions in the city of Ituiutaba/MG, and specifically to analyze the association between the level of financial literacy and socioeconomic and demographic factors. For this, a questionnaire was applied directly to a sample of 93 high school students from different public institutions. After applying the questionnaire, the data were analyzed using descriptive statistics and correlation, normality and comparison tests between groups. The results showed that, for the most part, students have good financial behavior and attitude, however, they are not well financially literate, according to the rates achieved by respondents in this regard. It was also noted the lack of financial knowledge on the part of the students since only approximately 2% reached a score above 50 in this item. The results are useful as they indicate the need for educational institutions to establish actions and/or educational strategies that contribute to the financial literacy of high school students in the area covered by the study, suggesting revisiting the curricula of disciplines whose content is associated whether directly or indirectly to finance learning. Therefore, it is expected that the research results contributed directly and indirectly to society in general, since financially literate individuals tend to efficiently manage money, both in the personal and family context, as well as in the business environment.
Palavras-chave: Alfabetização Financeira
Financial Literacy
Atitude Financeira
Financial Attitude
Comportamento Financeiro
Financial Behavior
Conhecimento Financeiro
Financial Knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Gladistone Cosme de. Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38268
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizaçãoFinanceiraEstudantes.pdf
  Até 2025-06-28
TCC587.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.