Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Gladistone Cosme de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T12:51:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T12:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gladistone Cosme de. Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38268 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to verify the level of financial literacy of high school students from public institutions in the city of Ituiutaba/MG, and specifically to analyze the association between the level of financial literacy and socioeconomic and demographic factors. For this, a questionnaire was applied directly to a sample of 93 high school students from different public institutions. After applying the questionnaire, the data were analyzed using descriptive statistics and correlation, normality and comparison tests between groups. The results showed that, for the most part, students have good financial behavior and attitude, however, they are not well financially literate, according to the rates achieved by respondents in this regard. It was also noted the lack of financial knowledge on the part of the students since only approximately 2% reached a score above 50 in this item. The results are useful as they indicate the need for educational institutions to establish actions and/or educational strategies that contribute to the financial literacy of high school students in the area covered by the study, suggesting revisiting the curricula of disciplines whose content is associated whether directly or indirectly to finance learning. Therefore, it is expected that the research results contributed directly and indirectly to society in general, since financially literate individuals tend to efficiently manage money, both in the personal and family context, as well as in the business environment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial Literacy | pt_BR |
dc.subject | Atitude Financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial Attitude | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Financeiro | pt_BR |
dc.subject | Financial Behavior | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Financeiro | pt_BR |
dc.subject | Financial Knowledge | pt_BR |
dc.title | Alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial literacy of high school students from public institutions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Josilene da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9420602803639963 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Josilene da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9420602803639963 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fratari, Oleyr Franco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5101550845622187 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira Neto, Odilon José de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512075757728108 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9382080520977710 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo verificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio de instituições públicas do munícipio de Ituiutaba/MG, e especificamente analisar a associação do nível de alfabetização financeira com fatores socioeconômicos e demográficos. Para isso, foi utilizado um questionário aplicado diretamente a uma amostra de 93 estudantes do ensino médio de diferentes instituições públicas. Após a aplicação do questionário os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e testes de correlação, de normalidade e de comparação entre grupos. Os resultados mostraram que, em sua maioria os estudantes têm bom comportamento e atitude financeira, porém, não são bem alfabetizados financeiramente, conforme índices atingidos pelos respondentes neste quesito. Também notou-se a insuficiência de conhecimento financeiro por partes dos estudantes dado que apenas aproximadamente 2% atingiram pontuação acima de 50 neste quesito. Os resultados são úteis por indicarem a necessidade de as instituições de ensino estabelecerem ações e/ou estratégias educacionais que contribuam para a alfabetização financeira dos estudantes do ensino médio na área de abrangência do estudo, sugerindo-se revisitar os currículos de disciplinas cujo conteúdo associe-se direta ou indiretamente a aprendizado de finanças. Logo, espera-se que os resultados da pesquisa contribuíram direta e indiretamente com a sociedade de modo geral, uma vez que indivíduos financeiramente alfabetizados tendem a administrar eficientemente o dinheiro, tanto no âmbito pessoal e familiar, quanto no meio empresarial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | III - resultados de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos; | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025-06-28 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AlfabetizaçãoFinanceiraEstudantes.pdf Until 2025-06-28 | TCC | 587.1 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.