Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38258
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Capacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especial |
Título (s) alternativo (s): | Capacitance: what the scientific production in Education and Special Education says |
Autor: | Ferreira, Tainara Marques |
Primer orientador: | Lima, Solange Rodovalho |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Segundo miembro de la banca: | Bertoni, Sonia |
Resumen: | Este estudo teve por objetivo analisar a produção do conhecimento sobre Capacitismo nas áreas de Educação e Educação Especial, no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. Foram analisadas produções científicas em forma de artigos científicos, teses e dissertações, entre os anos de 2011 e 2022, nas bases de dados SciELO Brasil, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das teses e dissertações foi a partir da leitura dos seus resumos, e quando estes não fornecerem os dados necessários para a análise, elas foram lidas integralmente. Destas produções, foram destacados: instituição de origem, nível do curso, título, autor, ano de defesa, objetivos e conclusão. Os artigos foram lidos na íntegra e deles foram destacados: periódico de publicação, título, ano, autor, objetivos e conclusão. A única tese produzida ressalta a import|ância da participação política em movimentos sociais como possibilidades para uma consciência coletiva sobre o direito à decisão e sobre a organização política como alternativa contra-hegemônica e anticapacitista. Foram dois artigos, um apontando que os estudos sobre a deficiência são uma dimensão necessária na perspectiva interseccional e o outro que a ausência de pessoas com deficiência visual nos cursos de ciências exatas e naturais tem mais relação com as formas como a deficiência ser tratada não com a inaptidão imputada à perda de visão. Conclui-se que é necessário que o capacitismo seja mais discutido e pesquisado, para que se fortaleça a luta anti-capacistista. |
Palabras clave: | Deficiência Capacitismo Inclusão |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERREIRA, Tainara Marques. Capacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especial. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38258 |
Fecha de defensa: | 15-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CapacitismoOqueDiz.pdf | 401.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons