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dc.creatorFerreira, Tainara Marques-
dc.date.accessioned2023-06-29T19:07:46Z-
dc.date.available2023-06-29T19:07:46Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tainara Marques. Capacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especial. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleCapacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especialpt_BR
dc.title.alternativeCapacitance: what the scientific production in Education and Special Education sayspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Solange Rodovalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283989124715050pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sonia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar a produção do conhecimento sobre Capacitismo nas áreas de Educação e Educação Especial, no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. Foram analisadas produções científicas em forma de artigos científicos, teses e dissertações, entre os anos de 2011 e 2022, nas bases de dados SciELO Brasil, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das teses e dissertações foi a partir da leitura dos seus resumos, e quando estes não fornecerem os dados necessários para a análise, elas foram lidas integralmente. Destas produções, foram destacados: instituição de origem, nível do curso, título, autor, ano de defesa, objetivos e conclusão. Os artigos foram lidos na íntegra e deles foram destacados: periódico de publicação, título, ano, autor, objetivos e conclusão. A única tese produzida ressalta a import|ância da participação política em movimentos sociais como possibilidades para uma consciência coletiva sobre o direito à decisão e sobre a organização política como alternativa contra-hegemônica e anticapacitista. Foram dois artigos, um apontando que os estudos sobre a deficiência são uma dimensão necessária na perspectiva interseccional e o outro que a ausência de pessoas com deficiência visual nos cursos de ciências exatas e naturais tem mais relação com as formas como a deficiência ser tratada não com a inaptidão imputada à perda de visão. Conclui-se que é necessário que o capacitismo seja mais discutido e pesquisado, para que se fortaleça a luta anti-capacistista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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