Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Tainara Marques | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T19:07:46Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T19:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tainara Marques. Capacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especial. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38258 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Capacitismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Capacitismo: o que diz a produção científica em Educação e Educação Especial | pt_BR |
dc.title.alternative | Capacitance: what the scientific production in Education and Special Education says | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Solange Rodovalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2283989124715050 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Gabriela Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1122795180034348 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoni, Sonia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve por objetivo analisar a produção do conhecimento sobre Capacitismo nas áreas de Educação e Educação Especial, no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. Foram analisadas produções científicas em forma de artigos científicos, teses e dissertações, entre os anos de 2011 e 2022, nas bases de dados SciELO Brasil, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das teses e dissertações foi a partir da leitura dos seus resumos, e quando estes não fornecerem os dados necessários para a análise, elas foram lidas integralmente. Destas produções, foram destacados: instituição de origem, nível do curso, título, autor, ano de defesa, objetivos e conclusão. Os artigos foram lidos na íntegra e deles foram destacados: periódico de publicação, título, ano, autor, objetivos e conclusão. A única tese produzida ressalta a import|ância da participação política em movimentos sociais como possibilidades para uma consciência coletiva sobre o direito à decisão e sobre a organização política como alternativa contra-hegemônica e anticapacitista. Foram dois artigos, um apontando que os estudos sobre a deficiência são uma dimensão necessária na perspectiva interseccional e o outro que a ausência de pessoas com deficiência visual nos cursos de ciências exatas e naturais tem mais relação com as formas como a deficiência ser tratada não com a inaptidão imputada à perda de visão. Conclui-se que é necessário que o capacitismo seja mais discutido e pesquisado, para que se fortaleça a luta anti-capacistista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 12 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CapacitismoOqueDiz.pdf | 401.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License