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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2850-0889
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Como estereótipos de gênero afetam o subdiagnóstico de meninas e mulheres autistas
Título (s) alternativo (s): How gender stereotypes affect the underdiagnosis of autistic girls and women.
Autor: Miranda, Vitória Passos
Primer orientador: Wachelke, João Fernando Rech
Primer miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo miembro de la banca: Dornelas, Priscilla Martins
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta de forma diferente em cada indivíduo. As características comuns incluem dificuldades de comunicação, falta de habilidades sociais, dificuldades linguísticas e padrões restritos e repetitivos de comportamento. O diagnóstico do TEA é baseado em observações comportamentais e a gravidade do transtorno é determinada pelo grau de comprometimento na comunicação social e nos comportamentos restritos e repetitivos. O tema da neurodivergência tem sido cada vez mais discutido na mídia e na academia, impulsionado pelo compartilhamento de experiências por pessoas neurodivergentes nas mídias sociais e por estudos relacionados ao tema. Essa maior visibilidade tem levado a um maior interesse e compreensão da neurodiversidade como um importante aspecto da diversidade humana. Chama minha atenção particularmente a problemática acerca das mulheres autistas e a dificuldade que elas experienciam na obtenção de seu diagnóstico bem como da sua compreensão como sendo neurodivergentes. Por isso, este ensaio buscou compreender por meio da revisão da literatura existente, de que formas as representações sociais e estereótipos de gênero e sobre o autismo influenciam no subdiagnóstico de mulheres autistas. Percebeu-se que algumas características associadas ao autismo também são associadas a meninas, e isso, juntamente com a tendência delas a camuflarem seus sintomas, parece representar um grande fator que pode explicar o subdiagnóstico.
Abstract: The Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder that manifests itself differently in each individual. Common features include communication difficulties, lack of social skills, language difficulties, and restricted and repetitive patterns of behavior. The diagnosis of ASD is based on behavioral observations and the severity of the disorder is determined by the degree of impairment in social communication and restricted and repetitive behaviors. The topic of neurodivergence has been increasingly discussed in the media and academia, driven by the sharing of experiences by neurodivergent people on social media and by studies related to the topic. This greater visibility has led to greater interest in and understanding of neurodiversity as an important aspect of human diversity. My attention is particularly drawn to the issue surrounding autistic women and the difficulty they experience in obtaining their diagnosis as well as their understanding as being neurodivergent. Therefore, this assay sought to understand, through a review of the existing literature, how social representations and stereotypes about gender and about autism influence the underdiagnosis of autistic women. It was noticed that some characteristics associated with autism are also associated with girls, and this, together with their tendency to camouflage their symptoms, seems to represent a major factor that can explain the underdiagnosis.
Palabras clave: Autismo
Gênero
Mulheres
Subdiagnóstico
Neurodivergência
Represetações sociais
Autism
Gender
Women
Underdiagnosis
Neurodivergency
Social representations
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MIRANDA, Vitória Passos. Como estereótipos de gênero afetam o subdiagnóstico de meninas e mulheres autistas. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38248
Fecha de defensa: 27-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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