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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-1139-7879
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A relação do pensamento divergente com a percepção visual de figura ilusória ambígua e não-ambígua
Título(s) alternativo(s): The relationship between divergent thinking and visual perception of ambiguous and unambiguous illusory figures
Autor(es): Borges, Caio Augusto
Primeiro orientador: Bernardino, Leonardo Gomes
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Montagnero, Alexandre Vianna
Resumo: A criatividade e o pensamento divergente, são temas amplos e complexos de serem estudados. Atualmente, sua importância tem aumentado devido à necessidade diária de nos reinventarmos e encontrar soluções originais e flexíveis para as demandas cotidianas. Diversos estudos têm explorado a relação entre o pensamento divergente, a percepção visual e o estado de humor. O presente estudo objetivou verificar a relação entre o pensamento divergente e a percepção visual de figuras ilusórias ambígua (Cubo de Necker) e não-ambígua (Ilusão da Máscara Côncava), bem como o papel modulador dos estados de humor nesses processos. Trinta adultos (16 mulheres, M = 26,4 anos e DP = 8,58) realizaram uma sessão experimental remota, composta por três tarefas (Cubo de Necker, Tarefa de Uso Alternativo e Máscara Côncava) e responderam um instrumento de autorrelato sobre seus estados de humor (DASS-21). Os resultados não revelaram uma correlação positiva significativa entre a frequência das mudanças perceptuais durante a observação da figura ilusória ambígua (cubo de Necker) com a fluência do pensamento divergente e tampouco com a magnitude da ilusão da máscara côncava. Também não foram observadas correlações significativas entre os estados de humor, a fluência do pensamento divergente, a frequência das mudanças perceptuais e a magnitude da ilusão da máscara côncava. Tais achados indicam a importância de se avaliar a atenção e os estados emocionais em estudos futuros sobre o tema, bem como a necessidade de se avaliar outros fatores envolvidos na criatividade, por exemplo, originalidade, elaboração e flexibilidade no caso da Tarefa de Uso Alternativo ou ainda outras medidas (e.g., pensamento convergente), domínios (e.g., verbal, desempenho) e tarefas (e.g., Teste de Pensamento Criativo de Torrance).
Abstract: Creativity and divergent thinking are broad and complex themes that must be studied. Currently, its importance has increased owing to the daily need to reinvent ourselves and find original and flexible solutions to everyday demands. Several studies have explored the relationship between divergent thinking, visual perception, and mood. The present study aimed to verify the relationship between divergent thinking and the visual perception of ambiguous (Necker's Cube) and non-ambiguous (Concave Mask Illusion) illusory figures, as well as the modulating role of mood states in these processes. Thirty adults (16 women, M = 26.4 years, SD = 8.58) participated in a remote experimental session consisting of three tasks (Necker Cube, Alternative Use Task, and Concave Mask) and completed a self-report instrument about their mood states (DASS-21). The results did not reveal a significant positive correlation between the frequency of perceptual changes during the observation of the ambiguous illusion figure (Necker cube) and divergent thinking fluency, or with the magnitude of the concave mask illusion. No significant correlations were observed between mood states, divergent thinking fluency, the frequency of perceptual changes, and the magnitude of the concave mask illusion. These findings indicate the importance of assessing attention and emotional states in future studies on the subject, as well as the need to evaluate other factors involved in creativity, such as originality, elaboration, and flexibility in the case of the Alternative Use Task, or other measures (e.g., convergent thinking), domains (e.g., verbal and performance), and tasks (e.g., Torrance's Creative Thinking Test).
Palavras-chave: Pensamento divergente
Divergent thinking
Criatividade
Creativity
Figura ilusória ambígua
Ambiguous illusory figure
Ilusão da máscara côncava
Hollow face illusion
Estados de humor
Mood states
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Caio Augusto. A relação do pensamento divergente com a percepção visual de figura ilusória ambígua e não-ambígua. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38240
Data de defesa: 14-Jun-2023
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