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dc.creatorBorges, Caio Augusto-
dc.date.accessioned2023-06-29T17:27:26Z-
dc.date.available2023-06-29T17:27:26Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationBORGES, Caio Augusto. A relação do pensamento divergente com a percepção visual de figura ilusória ambígua e não-ambígua. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38240-
dc.description.abstractCreativity and divergent thinking are broad and complex themes that must be studied. Currently, its importance has increased owing to the daily need to reinvent ourselves and find original and flexible solutions to everyday demands. Several studies have explored the relationship between divergent thinking, visual perception, and mood. The present study aimed to verify the relationship between divergent thinking and the visual perception of ambiguous (Necker's Cube) and non-ambiguous (Concave Mask Illusion) illusory figures, as well as the modulating role of mood states in these processes. Thirty adults (16 women, M = 26.4 years, SD = 8.58) participated in a remote experimental session consisting of three tasks (Necker Cube, Alternative Use Task, and Concave Mask) and completed a self-report instrument about their mood states (DASS-21). The results did not reveal a significant positive correlation between the frequency of perceptual changes during the observation of the ambiguous illusion figure (Necker cube) and divergent thinking fluency, or with the magnitude of the concave mask illusion. No significant correlations were observed between mood states, divergent thinking fluency, the frequency of perceptual changes, and the magnitude of the concave mask illusion. These findings indicate the importance of assessing attention and emotional states in future studies on the subject, as well as the need to evaluate other factors involved in creativity, such as originality, elaboration, and flexibility in the case of the Alternative Use Task, or other measures (e.g., convergent thinking), domains (e.g., verbal and performance), and tasks (e.g., Torrance's Creative Thinking Test).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento divergentept_BR
dc.subjectDivergent thinkingpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectFigura ilusória ambíguapt_BR
dc.subjectAmbiguous illusory figurept_BR
dc.subjectIlusão da máscara côncavapt_BR
dc.subjectHollow face illusionpt_BR
dc.subjectEstados de humorpt_BR
dc.subjectMood statespt_BR
dc.titleA relação do pensamento divergente com a percepção visual de figura ilusória ambígua e não-ambíguapt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between divergent thinking and visual perception of ambiguous and unambiguous illusory figurespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardino, Leonardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4936588375936437pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Montagnero, Alexandre Vianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1627594508204285pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA criatividade e o pensamento divergente, são temas amplos e complexos de serem estudados. Atualmente, sua importância tem aumentado devido à necessidade diária de nos reinventarmos e encontrar soluções originais e flexíveis para as demandas cotidianas. Diversos estudos têm explorado a relação entre o pensamento divergente, a percepção visual e o estado de humor. O presente estudo objetivou verificar a relação entre o pensamento divergente e a percepção visual de figuras ilusórias ambígua (Cubo de Necker) e não-ambígua (Ilusão da Máscara Côncava), bem como o papel modulador dos estados de humor nesses processos. Trinta adultos (16 mulheres, M = 26,4 anos e DP = 8,58) realizaram uma sessão experimental remota, composta por três tarefas (Cubo de Necker, Tarefa de Uso Alternativo e Máscara Côncava) e responderam um instrumento de autorrelato sobre seus estados de humor (DASS-21). Os resultados não revelaram uma correlação positiva significativa entre a frequência das mudanças perceptuais durante a observação da figura ilusória ambígua (cubo de Necker) com a fluência do pensamento divergente e tampouco com a magnitude da ilusão da máscara côncava. Também não foram observadas correlações significativas entre os estados de humor, a fluência do pensamento divergente, a frequência das mudanças perceptuais e a magnitude da ilusão da máscara côncava. Tais achados indicam a importância de se avaliar a atenção e os estados emocionais em estudos futuros sobre o tema, bem como a necessidade de se avaliar outros fatores envolvidos na criatividade, por exemplo, originalidade, elaboração e flexibilidade no caso da Tarefa de Uso Alternativo ou ainda outras medidas (e.g., pensamento convergente), domínios (e.g., verbal, desempenho) e tarefas (e.g., Teste de Pensamento Criativo de Torrance).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode137811877-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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