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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendizagem significativa da geometria espacial: análise de uma sequência didática para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Meaningful learning of space geometry: analysis of a teaching sequence for high school
Autor(es): Gabriel, Giselle Alves de Freitas
Primeiro orientador: Viana, Odaléa Aparecida
Primeiro membro da banca: Marim, Vlademir
Segundo membro da banca: Proença, Marcelo Carlos de
Resumo: O presente trabalho, caracterizado como pesquisa do professor, teve por objetivo analisar uma sequência didática, direcionada a alunos do ensino médio no tema geometria espacial, quanto à potencialidade significativa do material de aprendizagem e a sua contribuição para a formação conceitual e para o desenvolvimento de habilidades geométricas. Para esta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa e descritiva, preocupando-se em apresentar os fenômenos educativos ocorrentes. Fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos modelos teóricos de níveis de formação conceitual e de habilidades geométricas de Pierre Van Hiele e de Alan Hoffer, respectivamente. A sequência didática foi aplicada a 20 alunos do terceiro ano do ensino médio em dois ambientes distintos de uma escola pública estadual mineira (uma sala de aula vinculada à biblioteca e o laboratório de informática), totalizou seis aulas semanais de 50 minutos cada e foi constituída de três módulos: o primeiro módulo foi aplicado em três aulas com materiais concretos; o segundo módulo foi aplicado em uma aula com materiais concretos e impressões de planificações em folhas de papel A4; e o terceiro módulo foi desenvolvido em duas aulas no laboratório de informática, contendo instruções básicas e noções do software GeoGebra, um tutorial de construções de sólidos geométricos e tarefas de construção. As aulas foram gravadas e as tarefas foram recolhidas após sua realização. Conclui-se que o material tinha características de um material potencialmente significativo, já que as atividades estavam organizadas segundo uma hierarquia conceitual lógica e hierárquica e possibilitaram, por meio da exploração dos materiais físicos, da promoção de diálogos e da utilização do software GeoGebra, o mecanismo da aprendizagem significativa (conhecimentos prévios, significativa x mecânica, recepção x descoberta, diferenciação progressiva e reconciliação integradora). Em relação aos níveis de pensamento geométrico, considera-se que a sequência tenha contribuído para obtenção do Nível 2, já que as atividades permitiram a identificação de propriedades das figuras espaciais e o estabelecimento de algumas relações, o que caracteriza algum avanço para o Nível 3. Quanto às habilidades geométricas, as atividades da sequência didática podem ter contribuído para o desenvolvimento das habilidades verbal – notadamente no incentivo ao diálogo e na execução das tarefas – e visual e gráfica – especialmente nas atividades de planificação de sólidos e nas animações favorecidas pelo software GeoGebra. Considera-se que a sequência didática tenha contribuído para o ensino de vários conteúdos de geometria espacial do ensino básico, especialmente na situação pós-pandemia, e que a realização desta pesquisa tenha tido notável relevância para a formação continuada desta pesquisadora. Espera-se que o produto educacional produzido – contendo a sequência, os objetivos, as atividades (roteiro e materiais), um resumo dos principais tópicos teóricos e algumas reflexões oriundas da experiência de aplicação do material em sala de aula – contribua para a área de ensino e aprendizagem da matemática.
Abstract: The present work, characterized as a teacher's research, aimed to analyze a didactic sequence, aimed at high school students on the subject of spatial geometry, regarding the significant potential of the learning material and its contribution to the conceptual formation and to the development of geometric skills. For this research, a qualitative and descriptive approach was chosen, concerned with presenting the educational phenomena that occur. It was based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and theoretical models of conceptual training levels and geometric skills by Pierre Van Hiele and Alan Hoffer, respectively. The didactic sequence was applied to 20 students of the third year of high school in two different environments of a state public school in Minas Gerais (a classroom linked to the library and the computer lab), totaling six weekly classes of 50 minutes each and consisting of of three modules: the first module was applied in three classes with concrete materials; the second module was applied in a class with concrete materials and impressions of plans on A4 sheets of paper; and the third module was developed in two classes in the computer lab, containing basic instructions and notions of the GeoGebra software, a tutorial on the construction of geometric solids and construction tasks. The classes were recorded and the tasks were collected after completion. It is concluded that the material had characteristics of a potentially significant material, since the activities were organized according to a logical and hierarchical conceptual hierarchy and made possible, through the exploration of the physical materials, the promotion of dialogues and the use of the GeoGebra software, the meaningful learning mechanism (prior knowledge, meaning x mechanics, reception x discovery, progressive differentiation and integrative reconciliation). Regarding the levels of geometric thinking, it is considered that the sequence has contributed to obtaining Level 2, since the activities allowed the identification of properties of spatial figures and the establishment of some relationships, which characterizes some progress towards Level 3 As for geometric skills, the activities in the didactic sequence may have contributed to the development of verbal skills – notably in encouraging dialogue and performing tasks – and visual and graphic skills – especially in solid planning activities and animations favored by the software GeoGebra. It is considered that the didactic sequence has contributed to the teaching of various contents of spatial geometry in basic education, especially in the post-pandemic situation, and that carrying out this research has had notable relevance for the continuing education of this researcher. It is expected that the educational product produced – containing the sequence, objectives, activities (script and materials), a summary of the main theoretical topics and some reflections arising from the experience of applying the material in the classroom – will contribute to the area of teaching and learning mathematics.
Palavras-chave: Geometria plana e espacial
Aprendizagem significativa
Formação conceitual
Habilidades geométricas
Software GeoGebra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Matemática
Geometria espacial
Geometria - Problemas, questões, exercícios
Geometria - Estudo e ensino (Ensino médio)
GeoGebra (Software)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: GABRIEL, Giselle Alves de Freitas. Aprendizagem significativa da geometria espacial: análise de uma sequência didática para o ensino médio. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8027
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38187
Data de defesa: 1-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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